Plantio de soja e milho começa a ganhar ritmo em semana de frio no PR

Publicado em 27/09/2011 09:06
O plantio da soja e do milho estão adiantados no Paraná. Isso significa que os produtores prepararam a terra com antecedência, investindo em adubo, e começam a pensar na compra de defensivos como fungicidas e herbicidas. A tendência é que as atividades no campo continuem aceleradas nos próximos dias. Apesar do frio, conforme as previsões climáticas, há umidade suficiente para a semeadura.

O milho passa de 30% da área programada e a soja de 5%, conforme o Departamento de Economia Rural (Deral) da Se­­­cre­­taria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Se o clima ajudar – sem chuva que suspenda os trabalhos em campo – esses porcentuais podem chegar a 35% e a 10% nesta semana, com vantagem de 21 e 9 pontos em relação ao mesmo período do ano passado. O Deral considera que devem ser plantados 881 mil hectares de milho e 4,44 mi­­­lhões de soja.

Em Mato Grosso, onde o plantio foi iniciado na última semana, a tarefa segue ritmo normal, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). As plantadeiras percorreram, por en­­­­quanto, menos de 1% dos 6,63 milhões de hectares previstos para a soja, principal foco do estado na safra de verão. Os produtores mato-grossenses também estão finalizando a compra de fertilizantes e passam a pensar na aquisição de defensivos, para o combate de insetos e ervas daninhas.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto