Exportações de soja pelo Paranaguá crescem 16% de janeiro a setembro

Publicado em 04/10/2011 07:46
A movimentação de mercadorias pelos portos de Paranaguá e Antonina nos nove primeiros meses do ano registrou alta de 7% em comparação a 2010. Foram 31,3 milhões de toneladas de produtos movimentados contra 29,2 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. Entre os grãos, o destaque ficou com a soja, que teve aumento de 16,6% nas exportações no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

Das 5,9 milhões de toneladas de soja exportadas, quase quatro milhões de toneladas foram enviadas para a China, que é o principal destino do grão exportado por Paranaguá. Depois Holanda e Taiwan fecham o ranking dos principais destinos da soja que sai pelo terminal paranaense.

As exportações de açúcar também registraram alta no período. Foram 3,2 milhões de toneladas exportadas, volume 19,5% superior ao registrado em 2010. Considerando o total das exportações de granéis sólidos, o Porto de Paranaguá movimentou 14,4 milhões de toneladas, alta de 4% em relação a 2010.

Já nas importações, os fertilizantes apresentaram aumento de 34% em relação a 2010. Foram 6 milhões de toneladas de fertilizantes importados, o que mantém o Porto de Paranaguá na liderança nacional na importação do produto. Os principais países de origem dos fertilizantes importados por Paranaguá são Rússia, Canadá e Belarus.
Veículos – De janeiro a setembro, o Porto de Paranaguá movimentou 152,4 mil veículos. Grande parte deste volume refere-se às importações. Foram 96,9 mil unidades importadas, volume 59% superior ao registrado em 2010.

A maior parte destes veículos vem da Argentina. Para conseguir minimizar os efeitos das restrições comerciais entre Brasil e o país vizinho – que estão deixando lentas as liberações de veículos que chegam ao Porto de Paranaguá – a Appa vem adotando alternativas para minimizar os efeitos desta lentidão. Espaços alternativos ao longo do cais foram adaptados para condicionar os veículos e atender a demanda. O pátio de veículos construído em frente à sede administrativa da Appa – e que aguarda alfandegamento – também está sendo utilizado para receber os veículos já liberados pela Receita Federal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Appa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário