Soja: Produtores aguardam regularidade das chuvas para iniciar plantio

Publicado em 04/10/2011 12:05
Mesmo sem as melhores condições meteorológicas, alguns sojicultores mato-grossenses deram início na plantação da safra 2011/12 ainda em setembro. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (Imea), a porção semeada representa cerca de 1,3% dos 6,62 milhões de hectares projetados, comparado com 0,4% em igual período do ano passado. O meteorologista da Somar meteorologia, Celso Oliveira, alerta que as chuvas no estado só devem regularizar daqui a aproximadamente uma semana. Os produtores aguardam.

Oliveira explica que as chuvas em Mato Grosso começaram há duas semanas, no entanto, estão irregulares, ocasionando valores acumulados discrepantes entre uma região e outra. “Em Vera [região norte], já choveu nos quatro primeiros dias de outubro 75mm, quase metade do que é esperado para o mês inteiro. No entanto, em Campo Novo [região oeste], o acumulado é de apenas 5mm, o que é muito pouco para o plantio”, aponta.

Um produtor da região de Campo Novo do Parecis, Sérgio Costa B. Stefaneli, plantou semana passada. Ele tem esperança de que chova logo, mas comenta que “se não chover em dois dias, provavelmente terei que fazer o replantio”. “A grande maioria dos produtores espera uma consolidação da umidade para começar a plantar esta semana”, avalia o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo, Alex Utida.

Conforme o Imea, todos os principais municípios já iniciaram o plantio, mesmo com pequenas chuvas acontecendo. E a tendência é intensificá-lo, dia e noite, para conseguir conciliar soja e milho/algodão dentro de uma ‘janela’ ideal de plantio e desenvolvimento das culturas. Apenas a região leste do estado, historicamente a última a plantar, ainda não começou o plantio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário