Safra de soja está sob ameaça com previsão de estiagem no Sul, diz Conab

Publicado em 06/10/2011 16:52
O clima do país durante a safra 2011/2012 será determinante para superar ou não o recorde de 2010/2011, quando se colheu 163 milhões de toneladas de grãos, disse o diretor de Política Agrícola e Informação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto. As condições climáticas preveem chuvas regulares principalmente na região Centro-Oeste e a ocorrência de estiagem no Sul.

Essa estiagem no Sul do país pode prejudicar a produção regional, principalmente, de soja. Com essa hipótese houve um aumento da área plantada de milho de verão no Sul, após três anos seguidos de quedas expressivas, segundo dados da Conab.

De olho em possíveis prejuízos ao produtor, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, disse que o governo está preocupado na proteção de renda do produtor com a contratação de seguro rural. 'Vamos trabalhar nos próximos meses na construção de mecanismos de proteção de renda para 2011/2012 principalmente na região Sul', explicou.

Tags:

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plantio de soja tem início lento no Brasil, expectativa de alguma chuva traz alento
Soja em Chicago consolida US$10/bushel como piso e estabelece viés de alta com grão podendo testar US$12/bushel como teto
Plantio de soja em Mato Grosso atinge 0,27% da área, abaixo da média, aponta Imea
Soja: Paraguai se torna principal fornecedor do Brasil com combinação de fatores logísticos e de comportamento dos produtores
Safras eleva previsão para produção de soja do Brasil com aumento na área
Soja passa a recuar em Chicago nesta tarde de 6ª, acompanhando perdas no farelo e no milho