Rede de pesquisa busca manejo para mofo branco em soja

Publicado em 16/11/2011 08:34
O mofo branco, doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, ocorre em aproximadamente 2,7 milhões de hectares da área de cultivo de soja no Brasil, causando perdas que podem chegar a cerca de 40%. A doença tem maior relevância nas regiões altas dos cerrados (GO, BA, MG, MS, MT), mas também foi identificada no sul do País.

O fungo pode infectar qualquer parte da planta de soja, promovendo manchas aquosas e castanho-clara. Ao infectar a planta, o fungo desenvolve uma massa negra e rígida na superfície ou no interior da haste e das vagens infectadas, denominada escleródio, que é sua estrutura de sobrevivência. “A doença é de difícil erradicação devido à sua ampla gama de hospedeiros e à longa permanência do fungo no solo”, explica o pesquisador Maurício Meyer, da Embrapa Soja.

Há três anos, a Embrapa Soja vem coordenando um projeto que organizou uma rede de pesquisa para avaliar a eficiência de fungicidas ao mofo branco. Na safra passada, a rede formada por 15 instituições de pesquisa montou 12 ensaios distribuídos em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, regiões afetadas pela doença.

A rede avaliou 10 tratamentos com fungicidas, sendo a maioria dos produtos ainda sem registro comercial. Os resultados subsidiaram o Ministério da Agricultura a autorizar o registro de alguns produtos. “Em 2011, foram registrados alguns produtos comerciais do princípio ativo fluazinam e da procimidona que mostraram boa eficiência de controle nos ensaios realizados pela rede", diz Meyer

Além de testes para avaliar a eficiência de controles químicos, a rede está realizando ensaios de avaliação de controle biológico. “Testamos os produtos com formulações a base de Trichoderma (fungo que se desenvolve na matéria orgânica do solo e consegue eliminar as estruturas de resistência do mofo branco)”, afirma o pesquisador.

Segundo ele, as formulações de controle biológico podem contribuir com cerca de 40% de eficiência, por isso são boas opções para compor uma estratégia de manejo. “Precisamos também incluir nesta estratégia de manejo a rotação/sucessão com culturas não hospedeiras; a formação com cobertura com palhada; a atenção à qualidade das sementes e o tratamento das sementes com fungicidas apropriados; a utilização de cultivares com arquitetura de planta mais ereta (para facilitar a aplicação de fungicida e aeração entre plantas) e cuidados com limpeza de máquinas para evitar a disseminação do fungo", explica.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Soja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário