Produtores de cana fecham outra usina por falta de pagamento

Publicado em 02/01/2012 07:03
Pernambuco tem a segunda usina fechada em menos de um mês por falta de pagamento da cana de açúcar fornecida. Após expectativa frustrada de pagamento, fornecedores de cana da usina NorteSul, na cidade de Palmares, fecharam a unidade industrial após esperar pela quitação do passivo financeiro nesta terça-feira (27). Há menos de um mês a usina Catende também foi fechada pelo mesmo motivo. A informação é da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).

De acordo com o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima, os produtores passaram o dia inteiro aguardando o pagamento. Entretanto, o dirigente informa que, mesmo com a promessa de quitação, a usina NorteSul não cumpriu com o acordo. “Em frente à unidade durante todo o dia, os produtores permitiram que caminhões carregados de açúcar saíssem da unidade, uma vez que havia a promessa de pagamento, porém, ao final do dia, a unidade descumpriu a negociação”, diz, ressaltando que a partir daí, por volta das 17h, a usina foi fechada pelos produtores.

Andrade Lima revela que no momento, existem aproximadamente 50 produtores bloqueando a entrada e saída de veículos da unidade industrial. “Essa atitude é resultado da quebra de expectativa de pagamento promovida pela unidade industrial”, comenta, dizendo que os produtores não agüentam mais esta situação. No último dia 9, os produtores fecharam a usina Catende. A unidade acumula dívida da safra passada que chega a aproximadamente R$ 1,6 milhão.

Fonte: AI AFCP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar: Bolsas avançam mais de 2% com preocupação na oferta global
Dreyfus projeta excedente global de açúcar menor em 2024/25
Ainda com suporte nos dados da Índia, açúcar avança em Londres e Nova York
Moagem de cana do centro-sul do Brasil deve atingir 602,2 mi t em 24/25, diz StoneX
Etanol/Cepea: Preços iniciam safra 24/25 com fortes altas