Secretário de Produção e Agroenergia do ministério da Agricultura diz que produção de cana-de-açúcar atende demanda

Publicado em 11/04/2012 11:43
Titular da Secretaria de Produção e Agroenergia do ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, avalia que os dados, embora preliminares, são positivos.
A estimativa para a produção de cana-de-açúcar da safra 2012/2013 é de um aumento próximo de 5,34%, passando de 36,88 milhões de toneladas (t) para as atuais 38,85 milhões (t). A produção total de etanol crescerá de 22,86 bilhões de litros para 23,96 bilhões, um incremento de 4,81%. Os dados foram levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados nessa terça-feira, dia 10 de abril, em Brasília, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O destaque foi o etanol anidro, que se destina à mistura com a gasolina, com um aumento de 7,44%. Para o etanol hidratado, utilizado nos veículos tipo “flex-fuel”, o aumento esperado é de 3,07%. Os números coletados pela Conab indicam um aumento na produção de cana-de-açúcar de 5,4%, com uma recuperação do rendimento médio das lavouras de 2,9%, que passará de 571,44 milhões de toneladas na safra passada para 602,18 milhões de toneladas na nova safra. A área de corte também apresenta uma pequena elevação passando de 8.368 mil hectares para 8.567,2 mil hectares.

embora preliminares, são positivos, em virtude de que havia a expectativa de retração na produção por conta da precipitação abaixo da média no ano passado. O secretário acalmou o mercado ao dizer que há produção de cana para atender a demanda nacional.

O levantamento foi realizado por meio de visitas de técnicos a todas as unidades de produção em atividade no país. Segundo a companhia, esse procedimento permitiu conhecer, em detalhes, os “planos de safra” das unidades de produção, que se preparam para o início da moagem da cana, que deve se iniciar em fins de abril e prolongar-se até o mês de novembro.

As informações obtidas permitiram conhecer as expectativas de todos os produtores sobre o que cada um deles espera do desempenho da próxima safra. Portanto, os números que estão sendo divulgados, mais do que uma estimativa oficial, reflete o real potencial de produção de nossos canaviais na safra que se inicia.
Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CMAA investe R$ 3,5 bilhões no aumento da moagem e produção de açúcar e etanol em Minas Gerais
Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março
Safra 2024/2025: Moagem atinge 15,8 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril
Açúcar retoma altas e sobe mais de 2% em NY
Mato Grosso é segundo maior produtor nacional de etanol