Secretário de Produção e Agroenergia do ministério da Agricultura diz que produção de cana-de-açúcar atende demanda

Publicado em 11/04/2012 11:43
Titular da Secretaria de Produção e Agroenergia do ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, avalia que os dados, embora preliminares, são positivos.
A estimativa para a produção de cana-de-açúcar da safra 2012/2013 é de um aumento próximo de 5,34%, passando de 36,88 milhões de toneladas (t) para as atuais 38,85 milhões (t). A produção total de etanol crescerá de 22,86 bilhões de litros para 23,96 bilhões, um incremento de 4,81%. Os dados foram levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados nessa terça-feira, dia 10 de abril, em Brasília, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O destaque foi o etanol anidro, que se destina à mistura com a gasolina, com um aumento de 7,44%. Para o etanol hidratado, utilizado nos veículos tipo “flex-fuel”, o aumento esperado é de 3,07%. Os números coletados pela Conab indicam um aumento na produção de cana-de-açúcar de 5,4%, com uma recuperação do rendimento médio das lavouras de 2,9%, que passará de 571,44 milhões de toneladas na safra passada para 602,18 milhões de toneladas na nova safra. A área de corte também apresenta uma pequena elevação passando de 8.368 mil hectares para 8.567,2 mil hectares.

embora preliminares, são positivos, em virtude de que havia a expectativa de retração na produção por conta da precipitação abaixo da média no ano passado. O secretário acalmou o mercado ao dizer que há produção de cana para atender a demanda nacional.

O levantamento foi realizado por meio de visitas de técnicos a todas as unidades de produção em atividade no país. Segundo a companhia, esse procedimento permitiu conhecer, em detalhes, os “planos de safra” das unidades de produção, que se preparam para o início da moagem da cana, que deve se iniciar em fins de abril e prolongar-se até o mês de novembro.

As informações obtidas permitiram conhecer as expectativas de todos os produtores sobre o que cada um deles espera do desempenho da próxima safra. Portanto, os números que estão sendo divulgados, mais do que uma estimativa oficial, reflete o real potencial de produção de nossos canaviais na safra que se inicia.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário