Organização Internacional do Açúcar prevê superávit na safra mundial 2011/12

Publicado em 24/04/2012 15:38
De acordo com as estimativas da Organização Internacional do Açúcar (ISO, sigla em inglês), o superávit entre a oferta e a demanda global de açúcar na safra 2011/12 deve exceder seis milhões de toneladas, bem acima de uma estimativa anterior, que apontava sobra de 5,17 milhões de toneladas. A expectativa é de que a produção cresça em países como China e Tailândia.

O superávit ainda maior do que o previsto pode pressionar as cotações internacionais do açúcar, que atualmente estão operando nos patamares mais fracos em quase 12 meses. A oferta nova do Brasil deve começar a chegar ao mercado nos próximos meses e intensificar o tom negativo do mercado.
 
Entretanto, na visão do diretor executivo da ISO, Peter Baron, os preços globais da commodity não estão suscetíveis a cair abruptamente em relação aos níveis atuais e devem ser negociados entre 21 e 23 centavos de dólar por libra-peso.

"Pessoalmente, eu não acho que será algo traumático", disse o executivo. Ele afirmou ainda que os custos de produção da commodity subiram para cerca de 21 centavos de dólar por libra-peso, o que impediria qualquer queda exmpressiva nos preços. Além disso, se a China se mantiver firme nas compras deve contribuir para a limitação das quedas.

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Entrega de açúcar bruto da ICE é estimada em 1,67 mi t, 4ª maior já registrada
Mercado do açúcar recua, mas continua de olho no clima do Brasil e da Tailândia
Etanol/Cepea: Indicador do hidratado cai 6% na semana
Açúcar/Cepea: Menor demanda pressiona cotações do cristal
Mercado do açúcar sobe nesta segunda (29) e Brasil contabiliza primeiros dados para safra 24/25