Açúcar: Índia libera exportações oficialmente

Publicado em 14/05/2012 16:18
A Índia liberou oficialmente suas exportações de açúcar. Agora, o governo indiano permitiu que as usinas paguem os agricultores, uma vez que os preços estão mais altos no mercado internacional. Dessa forma, as usinas não precisam mais obter uma permissão de exportação do Ministério dos Alimentos do país, porém, precisam detalhar as quantidades e os embarques reais. 

Atualmente, as usinas da Índia, segundo maior produtor mundial de açúcar, devem mais de 100 bilhões de rupias indianas, cerca de US$ 1,85 bilhão, para os produtores rurais. Essa situação poderia estimular os agricultores a migrarem para outras culturas, gerando um déficit ma produção de açúcar do país. 

Na temporada 2011/12, devem ser liberadas, segundo uma fonte anônima do governo indiano, cerca de 4 milhões de toneladas. Antes, o volume liberado era de 3 milhões de toneladas. No entanto, aproximadamente 1 milhão de toneladas desse volume não haviam sido embarcadas devido a atrasos em relação às regras para exportação.

A produção de açúcar na Índia está estimada entre 25 milhões e 26 milhões de toneladas para a temporada 11/12. O consumo é projetado em 22 milhões de toneladas. 
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP
Ucrânia procura compradores de açúcar, já que cota da UE está quase esgotada