Brasil terá açúcar que não engorda e não provoca cáries

Publicado em 29/05/2012 09:51
Já usado no exterior, o produto poderá agora ser produzido nacionalmente graças a tecnologia desenvolvida pela Unicamp.
Um açúcar que não engorda , não provoca cáries e pode ser consumido por diabéticos passa a ser produzidoagora no Brasil, graças a um novo modo de fabricação, desenvolvido por uma pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp). O açúcar FOS, (sigla para fruto-oligossacarídeos), possui uma molécula  muito grande para ser quebrada pelo organismo, sendo absorvido por micro-organismos que vivem na parte final do intestino, tendo um papel probiótico. Esses organismos, ao ingerirem o açúcar,crescem e ajudam no tratamento de algumas enfermidades, como problemas de absorção de cálcio, diabetes e câncer. Por causa do  tamanho, o FOS também não consegue ser metabolizado pelos organismos que ficam alojados na boca e que causam a cárie e as placas dentárias.

 Em países do exterior, o FOS já é utilizado , mas no Brasil seu consumo ainda é restrito. De acordo com Elizama Aguiar de Oliveira, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e autora do estudo, é possível encontrar no Brasil alguns produtos que já contenham FOS. A variabilidade, no entanto, é pequena em função dos custos. Uma lata de leite em pó com FOS, por exemplo, tem preços entre 20 reais e 40 reais. "Se produzido nacionalmente, esses custos podem ser reduzidos", diz.

A metodologia desenvolvida por Elizama emprega uma liga de nióbio (um minério usado em alguns tipos de aços inoxidáveis) e de grafite para imobilizar a enzima que irá produzir o açúcar. Isso evita que a enzima se dissolva, obtendo um xarope rico em oligossacarídeos, sacarose, frutose e glicose, fazendo em seguida a purificação, na qual os subprodutos são separados e os oligossacarídeos são encaminhados para o setor industrial, quando vários produtos com FOS poderão ser processados – como chicletes, balas, sorvetes e pães.

Segundo a pesquisadora, alguns estudos estimam que o ideal será um consumo máximo de 6 a 10 gramas do FOS por dia. "Mas essa quantia varia muito, depende da maneira que o organismo da pessoa responde ao produto", diz.

Com informações da Veja. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário