Parceria incentiva produção de mudas de cana-de-açúcar de qualidade para alimentação bovina em Minas Gerais

Publicado em 28/01/2013 08:26
Viabilizar aos produtores de leite da Região Centro-Oeste de Minas Gerais mudas de cana-de-açúcar com qualidade para alimentação bovina é o objetivo de uma parceria firmada entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Emater-MG, a Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coopersete), o Sindicato Rural de Sete Lagoas e a Sicoob Credisete. A união visa à formação de viveiro primário de mudas de cana-de-açúcar para multiplicação.

De acordo com o pesquisador da Epamig Centro-Oeste, Geraldo Macedo, cinco variedades de cana estão sob testes na Fazenda Experimental Santa Rita, em Prudente de Morais. Elas foram indicadas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

-- São variedades produzidas para o setor sucroalcooleiro, sendo que algumas delas apresentam baixo teor de fibras, característica interessante para alimentação bovina -- explica.

Cinco produtores de leite cooperados da Coopersete, dos municípios de Cachoeira da Prata, Inhaúma, Esmeraldas, Funilândia e Sete Lagoas, foram selecionados como viveiristas multiplicadores. A partir de fevereiro de 2013 eles receberão as mudas melhoradas e iniciarão a produção.

De acordo com Macedo, 50% das mudas que serão multiplicadas serão vendidas em 2014 a preço de custo aos produtores cooperados e o restante será comercializado aos demais interessados.

-- A Epamig disponibiliza a tecnologia e possibilita que os próprios produtores se organizem, juntamente com as instituições de classe -- explica o pesquisador.

A fazenda dos produtores de leite Maurílio, Mozart e Mardânio, os irmãos Vaz de Melo, foi uma das selecionadas para multiplicação das mudas, devido ao potencial técnico da propriedade.

-- A intenção é introduzir variedades com mais qualidade para alimentação do gado leiteiro em toda a região -- diz Maurílio Vaz de Melo.

Canavial mais produtivo

De acordo com Macedo, para obter boa produtividade de um canavial, recomenda-se que o produtor adote alguns procedimentos como plantar mudas de qualidade, com até 12 meses de idade; procurar orientação, durante implantação do canavial, quanto às variedades mais apropriadas para a região em que será feito o plantio; fazer correção do solo, se necessário, adubação equilibrada e controle as plantas invasoras, pois estas podem interferir em até 80% da produção; manter adubação de manutenção e repor os nutrientes que o canavial retira do solo.

Para o pesquisador é importante que o produtor conduza o canavial por seis anos (cultura semiperene).

-- Nesse ciclo de vida, o canavial permitirá cinco cortes -- afirma.

O custo de produção anual de um canavial, seguindo as recomendações acima citadas, é estimado em R$ 2.500 por hectare.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo do Estado de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário