Cana-de-Açúcar: Geada já comprometeu 17% da safra do MS

Publicado em 19/08/2013 11:01
Perdas passam do meio bilhão de reais

As geadas que atingiram Mato Grosso do Sul em 23 e 24 de julho trouxeram sérias perdas ao setor sucroenergético. Total de 17% de perda na safra atual, o equivalente a mais de 600 milhões de reais, além de deixar a próxima safra também comprometida.
 
Os dados fazem parte de levantamento que a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso Sul) vem fazendo. Conforme detalha Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul, “perda de crescimento e perda de qualidade, são os efeitos da geada na cana-de-açúcar. Quando ocorrem as geadas, as usinas então precisam mudar todo o seu plano de colheita e ir a campo para tirar essa cana o quanto antes, ainda que a planta não esteja no estágio ideal para cortes”.
 
O que aconteceu nesta safra é que as áreas afetadas foram grandes, impossibilitando a colheita de toda a cana afetada. “As perdas se manifestaram de duas formas. Quatro milhões de toneladas de cana deixarão de ser colhidas, além de a perda de qualidade ser cerca de 10 quilos de ATR por tonelada de cana. O que equivaleria a  outros 3,5 milhões de toneladas”, explica Roberto Hollanda.
 
Com esses números, chegamos então ao que significa os  17% de perda para o setor sucroenergético na safra atual, o que equivale a mais de 600 milhões de reais.
 
Lembrando que em 15 de agosto a geada voltou a castigar o sul do Estado, com efeitos ainda em avaliação pela Biosul. O setor torce para que não chova – a chuva acelera muito o processo de deterioração da cana atingida pela geada. Além disso, outro problema deixa em alerta não só o setor da cana, mas todo o agronegócio do MS, a possibilidade de incêndio, já que a palha em que foi convertida a vegetação é altamente inflamável.
 
A preocupação já se prolonga para a próxima safra. Toda a área que já havia sido colhida nesses quatro meses de safra perdeu toda a brotação e massa verde desenvolvidas. Assim, o jeito será começar, o que deve atrasar o início da próxima safra. A oferta de mudas para expansão também fica comprometida.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI Biosul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário