Produtores condenam Índia por subsídio às exportações de açúcar

Publicado em 27/02/2014 08:19

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) demonstrou preocupação com o anúncio feito pela Índia, segundo maior produtor de açúcar do mundo, de aumentar os subsídios para a exportação do produto. Pela decisão, anunciada no último dia 12, a Índia irá, a partir de 31 de março de 2014, subsidiar com 53,52 dólares (cerca de R$ 150) a tonelada de açúcar bruto produzido para exportação.

“Além de contrariar compromissos daquele país perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), é a forma mais prejudicial de apoio à indústria. Ao subsidiar as exportações do açúcar, os indianos poderão distorcer ainda mais os preços da commodity no mercado internacional, altamente sensível, devido aos elevados volumes de estoques”. De acordo com a entidade, o preço internacional do açúcar caiu mais de 50% nos últimos dois anos.

Em 2013, o açúcar foi o quinto item na pauta brasileira de exportações, gerando US$ 12 bilhões em divisas para o país. Na atual safra (de abril de 2013 a março de 2014), a produção de açúcar chegou a 34,2 milhões de toneladas, 0,57% superior ao resultado do mesmo período na safra anterior.

“Esta política [de subsídio] tem por objetivo viabilizar a exportação de excedentes de açúcar da Índia, o que não aconteceria sem o subsídio anunciado. Estas exportações, em um mercado com o maior nível de estoques mundiais dos últimos anos, podem reduzir ainda mais os preços, prejudicando não somente a indústria dos países produtores e exportadores, como também os produtores rurais, que tem sua remuneração vinculada à da indústria”, diz o texto da Unica.

A entidade acrescenta que, em razão dos subsídios indianos, os produtores de países como Tailândia, Austrália, Colômbia, Guatemala e o Brasil serão forçados a reduzir sua produção para ajustar a oferta internacional nas próximas safras, ou, arcar com os prejuízos em função dos preços baixos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário