Pesquisa testa produção de etanol a partir do bagaço de cana

Publicado em 02/07/2014 07:44

A produção de biocombustíveis é uma necessidade e existe a procura de processos economicamente viáveis de obtenção a partir de fontes renováveis de energia, destacando-se a produção de etanol a partir de materiais lignocelulósicos, como bagaço de cana ou outros resíduos agrícolas.

Com isso, a aluna Crislen Daniele dos Santos Rodrigues da Silva, através do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, apresentou, na Unesp de São José do Rio Preto (SP), a dissertação de mestrado “Hidrólise ácida de bagaço de cana-de-açúcar para produção de etanol por fermentação pelo consórcio Zymomonas mobilis e Pachysolen Tannophilus”. 

O objetivo deste trabalho foi obter etanol a partir da hidrólise do bagaço de cana-de-açúcar por fermentação pelo consórcio formado por Zymomonas mobilis e Pachysolen tannophilus. 

Para as fermentações, foi realizado um planejamento experimental com as variáveis independentes do pH inicial, temperatura, agitação, tempo de incubação e concentração do substrato nos meios de fermentação do bagaço de cana-de-açúcar. 

Os resultados permitiram observar que, com esse experimento, o potencial para obter maior produção de etanol em pouco tempo de fermentação é grande.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Unesp

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário