Produção sucroenergética ganha força no Triângulo Mineiro

Publicado em 23/12/2014 14:38
Lavouras de cana-de-açúcar se expandem na região há quase 30 anos

Tradicional polo da pecuária, com gado bovino de alta qualidade genética, o Triângulo Mineiro vem mostrando desde o final dos anos 1990 a sua vocação também para a produção de cana-de-açúcar. Este cenário é apresentado em dados do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig), analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
 
De acordo com o assessor técnico da Spea Victor Soares Lopes, em 1996 o Triângulo já contava com 27% da área de cana-de-açúcar de Minas Gerais, respondendo, portanto, por 67,8 mil hectares plantados. Com isso, a região já oferecia uma produção 4,9 milhões de toneladas, ou 37% da safra total de cana-de-açúcar do Estado.
 
“Já em 2005, a área com o cultivo na região cresceu para 49% ou 171,8 mil hectares, e a produção subiu para 14 milhões de toneladas, equivalentes a 55% da safra mineira de cana-de-açúcar. Atualmente, a produção sucroenergética no Triângulo é da ordem de 46,3 milhões de toneladas/ano”, acrescenta Lopes.
 
Conforme a avaliação do assessor, nos últimos 18 anos o cultivo de cana no Triângulo Mineiro teve uma expansão de área à taxa média anual de 12,8%. “O crescimento da taxa média anual de produção foi de 13,3%”, ressalta.
O assessor explica que há cerca de 25 anos a produção de cana-de-açúcar no Triângulo Mineiro já apresentava grande potencial. “O clima e o solo da região são privilegiados, a topografia é favorável à adoção de tecnologias que possibilitem o desenvolvimento de projetos competitivos e além disso a localização das usinas do setor é adequada ao comércio com os grandes centros que demandam os produtos.”  
 
Os negócios com a cana-de-açúcar tiveram grande incremento com o lançamento do carro flex em 2003. Segundo o assessor, o aumento da demanda por etanol atraiu grandes grupos de Alagoas e do exterior ligados setor sucroenergético (açúcar e etanol) e aproveitamento do bagaço de cana para a produção de energia. Ele diz que, “de acordo com o Siamig, há 38 usinas de sucroenergéticos em Minas Gerais e 50% estão localizadas no Triângulo.”
 
Lopes diz que ainda assim houve um período em que o setor do açúcar e álcool foi prejudicado porque o governo adotou a política de segurar o preço da gasolina e com isso o preço do álcool perdeu competitividade. O assessor observa que uma das consequências foi o fechamento de indústrias.
 
“Em Minas Gerais, o governo favorece o desenvolvimento do setor ao oferecer mais perspectivas de produção de açúcar e álcool com redução da alíquota do ICMS do etanol hidratado de 19% para 14%, projeto aprovado na Assembleia Legislativa em 15 de dezembro. Esta é a segunda redução do imposto sobre o etanol, que em 2012 foi baixado de 22% para os atuais 19%. O mesmo projeto aumenta a alíquota da gasolina de 27% para 29%, o que deverá possibilitar um aumento da competitividade da produção de etanol hidratado no Estado”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria Comunicação Seapa-MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário