Produção de açúcar recua 6,4% em 14/15; volume de etanol já supera 13/14

Publicado em 23/12/2014 17:20

LOGO REUTERS (16408)

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar do centro-sul do Brasil na safra 2014/15 até a primeira quinzena de dezembro atingiu 31,8 milhões de toneladas, queda de 6,4 por cento ante o mesmo período da safra 2013/14, informou nesta terça-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), ao divulgar dados já com a temporada praticamente finalizada.

A Unica relatou ainda nesta terça-feira números de produção da primeira quinzena de dezembro, que apontou uma queda de 58 por cento na fabrição de açúcar ante o mesmo período do ano anterior.

A produção do adoçante na primeira parte do mês atingiu somente 371 mil toneladas, ante 882 mil toneladas no mesmo período de 2013, em meio à escassez de cana no final da temporada, após uma quebra de safra por conta da seca no centro-sul do Brasil.

A queda da produção de açúcar também ocorre com usinas destinando mais matéria-prima para a fabricação de etanol, com preços mais remuneradores que o adoçante.

No acumulado até a primeira quinzena de dezembro, a produção de açúcar ficou muito próxima da estimada pela Unica na semana passada, quando a entidade havia revisado suas estimativas para toda a safra, para 31,93 milhões de toneladas. Esse número representa uma queda de mais de 2 milhões de toneladas ante a produção em 2013/14.

A estiagem ainda acelerou os trabalhos de moagem este ano, fazendo com que muitas usinas encerrassem o processamento antecipadamente. A Unica divulgou apenas dados no site, sem relatar quantas usinas ainda estão em operação.

A moagem de cana até a primeira quinzena somou 564,2 milhões de toneladas, recuo de 4,3 por cento ante o mesmo período da safra passada. O número também está próximo do que a Unica estima para o final da temporada, de 567 milhões de toneladas, queda de 30 milhões ante o recorde da safra passada.

ETANOL

A produção de etanol, por outro lado, apresentou um crescimento de 2,2 por cento no acumulado da safra do centro-sul, para 25,675 bilhões de litros, também perto dos 25,81 bilhões de litros estimados na semana passada para toda a temporada.

A produção do biocombustível já supera a registrada na temporada anterior, quando somou 25,57 bilhões de litros, segundo a Unica.

O diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, havia dito na semana passada a jornalistas que a produção maior de etanol e a redução de exportação nesta safra aumentará a oferta interna do biocombustível.

Isso pode garantir uma entressafra mais tranquila para os consumidores em termos de preços.

Na primeira quinzena de dezembro, a produção de etanol do centro-sul caiu quase 40 por cento, para 492 milhões de litros, na comparação com o mesmo período do ano passado, também por efeito da menor oferta de cana e da antecipação do fim da moagem em 14/15.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário