China vai exportar em agosto maior volume de diesel desde pelo menos 1999

Publicado em 21/07/2015 15:41

CINGAPURA (Reuters) - A China vai exportar em agosto os maiores volumes de diesel desde pelo menos 1999, uma vez que o mercado local não consegue absorver todo o combustível que as refinarias estão produzindo e os estoques estão cheios, disseram fontes próximas ao assunto nesta terça-feira.

O crescimento esperado das exportações de diesel do segundo maior consumidor de petróleo do mundo irá adicionar volume a um excesso de oferta global e reduzir as margens de processamento ainda mais. A Arábia Saudita, principal país da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), já aumentou suas exportações do destilado.

A China deve exportar aproximadamente 900 mil toneladas de combustível industrial em agosto, de acordo com três fontes próximas ao assunto, o que seria o maior volume desde 1999, quando a Thomson Reuters iniciou o monitoramento dos dados alfandegários.

O aumento supera o atual pico pós-1999, de 669,831 mil toneladas de diesel exportados em junho, de acordo com dados alfandegários divulgados nesta terça-feira.

As exportações de diesel da China têm crescido enquanto as vendas domésticas encolheram por causa do crescimento econômico mais lento e da recuperação dos preços do petróleo.

A China está exportando diesel principalmente para a região Ásia-Pacífico, incluindo a Indonésia, Austrália e Filipinas, com volumes menores indo para Europa e África, disse uma das fontes.

(Por Jessica Jaganathan e Florence Tan; reportagem adicional de Adam Rose em Pequim)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY