Moagem da cana-de-açúcar é favorecida pelo tempo seco

Publicado em 17/08/2015 15:36

Por: Ana Clara Guerra

A moagem da cana-de-açúcar em todo o Centro-Sul do país foi beneficiada pelo tempo seco. A atividade cultural, que estava atrasada, aumentou 37% na segunda quinzena de julho em todas as áreas. Já o processamento da cana está semelhante ao mesmo período do ano passado. 

A produção de açúcar está menor, por causa da demanda de mercado interno do etanol. Com isso, o preço do açúcar caiu 28% em relação a 2014 e do álcool disparou. “Como a gasolina está mais cara, as pessoas têm optado em abastecer os carros com etanol, por isso a demanda de produção é maior para este tipo de combustível”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

A previsão da Somar Meteorologia é de que a frente fria que tem provocado chuvas na região de fronteira entre Rio Grande do Sul e Uruguai consiga avançar para os demais Estados da região Sul e também para parte de São Paulo. As precipitações serão de baixa intensidade e ficarão concentradas no extremo leste do Estado e com isso, não devem atingir as áreas produtoras de cana-de-açúcar. 

De acordo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção brasileira de cana-de-açúcar deve crescer 3,2% na safra 2015/2016, com colheita estimada em 655,2 milhões de toneladas.

Veja a matéria no site Jornal do Tempo.

Fonte: Jornal do Tempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY