Analistas reduzem estimativas para produção de açúcar no Brasil na entressafra

Publicado em 16/12/2015 06:20

SÃO PAULO/LONDRES (Reuters) - Analistas cortaram suas previsões para produção e conteúdo de açúcar para a safra 2015/16 do centro-sul do Brasil por causa das fortes chuvas no quarto trimestre, assinalando a escassa disponibilidade no período de entressafras, de dezembro a março.

A fornecedora da dados Platts Kingsman cortou nesta terça-feira sua estimativa de produção para o ano de safra de 2015/16 (abril/março) para 594,0 milhões de toneladas, ante sua estimativa anterior de 599,1 milhões de toneladas.

"Nós vemos agora os níveis de ATR (conteúdo de açúcar) em direção a 132 kg/tonelada de cana, representando uma queda de 4,6 kg/tonelada em comparação anual e cerca de 1 kg/tonelada a menos do que em nossa estimativa anterior", disse a Platts Kingsman.

A empresa previu que o déficit global de açúcar aumentará para 7,8 milhões de toneladas em 2016/17 (outubro/setembro), por causa do consumo maior que o esperado.

Para 2015/16 a Platts Kingsman elevou sua estimativa de déficit em quase 2 milhões de toneladas, ante uma estimativa do mês passado para um déficit de 3,3 milhões de toneladas, levando em consideração o consumo maior na Índia e na Tailândia e a produção reduzida no centro-sul do Brasil, especialmente no quarto trimestre de 2015.

A empresa de análises australiana Green Pool reduziu sua estimativa de produção no centro-sul do Brasil em 2015/16 para 30,25 milhões de toneladas, ante sua estimativa prévia de 30,65 milhões de dólares.

O Rabobank cortou sua estimativa para a previsão de açúcar no centro-sul do Brasil para 30,7 milhões de toneladas, ante 31,5 milhões de toneladas anteriormente.

O Rabobank também diminuiu a previsão de ATR para 131,8 kg/tonelada, ante a estimativa anterior de 134 kg/tonelada.

A Sucden, em seu mais recente relatório trimestral nesta terça-feira, estimou que 599 milhões de toneladas de cana seriam processadas no centro-sul do Brasil em 2015/16.

"Até 615 milhões de toneladas poderiam ter sido processadas se novembro e dezembro não tivessem sido atingidos por fortes chuvas", disse.

"O ATR ficará baixo devido à florada e às condições chuvosas", disse a Sucden.

"A produção de açúcar de 30,5 milhões de toneladas é a mais baixa em seis anos."

O diretor da consultoria brasileira de açúcar e etanol Job Economia Julio Maria Borges disse que está bem claro agora que a produção de açúcar do centro-sul será menor que o esperado.

"Haverá uma oferta de açúcar limitada do Brasil no período entressafras. Nós exportamos mais que o esperado (nos meses anteriores e a produção de açúcar provavelmente será menor que o projetado", disse.

A INTL FCStone disse recentemente em um relatório para clientes que a produção de açúcar no centro-sul pode cair cerca de 1 milhão de toneladas ante estimativas anteriores.

(Por Marcelo Teixeira e David Brough)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY