Centro-sul dá largada na safra de cana 2017/18 com 25% menos usinas em operação

Publicado em 24/03/2017 11:25

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de cana do centro-sul do Brasil irá começar oficialmente, no início de abril, com 90 usinas em atividades, estimou nesta sexta-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), um número abaixo do início da temporada passada, quando a colheita começou acelerada, com cerca de 120 usinas operando.

O centro-sul, que responde por cerca de 90 por cento da produção de açúcar e etanol do Brasil, está atualmente em período de entressafra, nos últimos dias do ano comercial 2016/17, que encerra em 31 de março.

A Unica disse, em relatório quinzenal, que "a expectativa é que até o final do mês 90 unidades produtoras estejam em operação, sendo que desse total, 52 devem iniciar a moagem na segundo quinzena de março."

No relatório de um ano atrás, a Unica informou que 75 unidades produtoras estavam em operação na primeira quinzena de março de 2016 e que a expectativa era de que cerca de 120 empresas estivessem em operação até o final daquele mês.

Na avaliação do analista João Paulo Botelho, da INTL FCStone, o número de usinas operando logo no início da safra volta agora a um patamar "normal", após uma corrida incomum na largada da temporada passada.

"Ano passado tinha quantidade muito grande de cana bisada (remanescente da temporada 2015/16). Com essa maior disponibilidade, as usinas começaram a safra mais cedo", lembrou o analista.

Ele também destacou que a experiência de 2015/16, quando chuvas atrapalharam o processamento em diversas regiões, gerou uma expectativa de começar logo os trabalhos da safra 2016/17, quando posteriormente o clima favoreceu os trabalhos de campo e acabou gerando até um encerramento mais rápido da safra. Agora, com o histórico recente de boas condições de trabalho, as empresas retomam seu ritmo habitual.

QUINZENA

Em relação à produção efetiva, na primeira quinzena de março, a penúltima da atual temporada, a moagem de cana atingiu 3,26 milhões de toneladas, ante 1,1 milhão de toneladas na segunda metade de fevereiro e 5,3 milhões um ano antes.

No acumulado da temporada 2016/17, o volume já atinge 599,2 milhões de toneladas, queda de 0,74 por cento ante mesmo período de 2015/16.

A produção de açúcar da região ficou em 73 mil toneladas, ante 20 mil toneladas na quinzena anterior e 141 mil na primeira metade de março de 2016.

Já a fabricação de etanol atingiu 161 milhões de litros na primeira quinzena de março, ante 68 milhões no período imediatamente anterior e 224 milhões de litros na mesma quinzena de 2016.

No acumulado da atual temporada, a produção de açúcar soma 35,37 milhões de toneladas (alta anual de 15 por cento), enquanto a de etanol soma 25,3 bilhões de litros (queda de 8,4 por cento).

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário