Usina Cevasa suspende pagamentos de empréstimos, dizem fontes

Publicado em 03/05/2017 13:28

LOGO REUTERS

Por Guillermo Parra-Bernal e Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - A usina de cana Central Energética Vale do Sapucaí (Cevasa), no interior de São Paulo, na qual a Cargill tem uma fatia majoritária, suspendeu pagamentos de juros e do principal de um empréstimo de 700 milhões de reais, em meio a um racha entre acionistas sobre uma injeção de capital, disseram cinco pessoas com conhecimento do assunto.

A Cevasa enfrenta problemas de liquidez devido à alta nos custos e margens ruins no setor de etanol, disseram as fontes.

Com uma fatia de 63 por cento na usina, a Cargill pediu que os sócios minoritários se unissem a ela para injetar recursos na Cevasa, ou que aceitassem diluição de suas participações, disseram três das fontes.

A gestão da Cevasa é dividida de maneira igual entre a Cargill e um grupo de produtores de cana reunidos sob uma companhia chamada Canagril.

O impasse entre Cargill e Canagril levou a Cevasa a interromper pagamentos de empréstimos a algumas das maiores instituições de crédito do país, até que um plano de reestruturação seja formulado, disseram duas fontes.

Três das fontes disseram que os credores da Cevasa incluem Bradesco, Santander Brasil e Itaú Unibanco. Outra fonte disse que o Banco do Brasil está no grupo de credores.

A Cargill disse em comunicado que não iria comentar "sobre assuntos relacionados a companhias individuais que não são controladas pela Cargill". Cevasa, Canagril e os bancos não estavam disponíveis para comentar.

As fontes pediram anonimato devido à sensibilidade do tema.

MUDANÇAS DE CONTROLE

A situação da Cevasa reforça a crescente tensão entre acionistas de empresas brasileiras endividadas que enfrentam a maturação de suas dívidas em um momento de recessão econômica.

Em outros episódios similares recentes, bancos pediram que seus devedores se colocassem à venda como condição para reduzir o saldo de suas dívidas ou para oferecer algum alívio nos pagamentos exigidos.

Bancos dizem que a mudança no controle dessas empresas poderia ajudá-los a reduzir as provisões para créditos de liquidação duvidosa, que pressionaram os lucros do setor no ano passado pela primeira vez desde 2009. Na semana passada, executivos do Bradesco e do Santander Brasil disseram que as provisões podem cair lentamente neste ano à medida que os tomadores de crédito corporativos ainda enfrentam fortes dificuldades.

Em março, a Cargill propôs aos credores uma injeção de 300 milhões de reais na Cevasa, mas prometeu reter os recursos até que a Canagril concordasse em capitalizar a Cevasa, disseram duas pessoas.

Com sede em Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo, a Cevasa tem capacidade anual de processar 2,5 milhões de toneladas de cana.

Muitas usinas brasileiras continuam em situação financeira difícil, pressionadas por grandes dívidas acumuladas na última década. A alta dos preços do açúcar em anos recentes não foi capaz de impulsionar os resultados e melhorar a situação de caixa, disseram recentemente líderes do setor.

(Reportagem adicional de Marcelo Teixeira, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário