Maggi apoia tarifa ao etanol importado e diz que decisão cabe à Camex

Publicado em 07/07/2017 14:19

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A decisão sobre taxar importações de etanol cabe à Câmara de Comércio Exterior (Camex), disse nesta sexta-feira o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que reafirmou seu apoio à imposição de tarifas diante de um forte crescimento das compras externas que tem afetado produtores locais.

"Fiz um comunicado à Camex a favor do pleito dos produtores do Nordeste. Fiz porque sou da Agricultura, e meu interesse é pelos agricultores, mas isso não foi bem aceito pelo governo... A Camex tomará a melhor decisão", disse ele a jornalistas, após participar do evento "Diálogo Brasil-Japão", em São Paulo.

Prejudicados pela forte importação no primeiro semestre, os produtores de etanol do Nordeste passaram a defender uma taxa de 20 por cento sobre as compras externas do produto, enquanto a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), principal associação sucroenergética do centro-sul, solicita 17 por cento.

A Camex, um órgão interministerial, deve discutir a questão no fim do mês.

A imposição de uma tarifa sobre as importações de etanol, que vêm quase inteiramente dos Estados Unidos, colocaria o Brasil em uma rota de colisão com a política comercial mais agressiva da administração Donald Trump. Essa questão tem levado o governo brasileiro a adotar cautela, diante da possibilidade de uma retaliação dos EUA.

Indagado sobre as discussões no governo sobre taxar importação de gasolina, o ministro afirmou desconhecer o tema.

Maggi também disse que esteve na quinta-feira com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), para discutir a mudança de local da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Segundo ele, foram assinados dois termos de compromissos, um sobre os trâmites para escolha de um novo endereço para a companhia, e outro sobre a utilização futura do atual terreno da Ceagesp.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário