Aumento da produção de etanol nesta safra deve impulsionar a 18/19 em mais 5 bilhões de litros

Publicado em 20/10/2017 15:18

Está na planilha das indústrias processadoras de cana a perspectiva de produzirem até 30 bilhões de litros de etanol na safra 18/19. Podem até ficar nos mesmos 25 bilhões que foram marcados no ciclo corrente nas últimas três semanas, caso o mercado não atenda as projeções de agora por questões conjunturais, porém no planejamento operacional esse patamar de biocombustível já está apontado. E mais firme do que nesta mesma época do ano passado.

O diretor da consultoria Bioagência, lembra, porém, que essa diferença de 5 bilhões/l não é algo excepcional. A capacidade atual das usinas e destilarias é essa mesmo. “Então estaria se ocupando a ociosidade hoje existente”, completa Tarsilo Rodrigues.

Esse drive de 25 a 30 bilhões de litros planejados para a safra que se iniciará em abril de 2018 não foi muito bem observado no último trimestre de 2016 porque se previa menor oferta mundial de açúcar. E preços mais firmes. Portanto, o mix seria mais açucareiro.

Não foi, pelo menos até o início de terço final da safra 17/18. As usinas viraram a chave para etanol na última quinzena de setembro, com a esteira rodando, o que para Rodrigues “não é muito trivial, embora as empresas consigam”, e vão partir para algo entre 5 a 6% a mais de etanol até o final da temporada, totalizando 25 bilhões/l no Centro-Sul.

Não é um aumento muito significativo para a dinâmica do setor, mas que só consegue ser atingido pelas unidades que estão com mais folga, especialmente com sobra além dos contratos de exportações de açúcar, e as que são apenas destilarias, analisa Fernando Carvalho, da consultoria Canaplan. Muitos têm compromisso de exportações fechados até o ano que vem, portanto “não mudam a chave”, reforça o consultor da Bioagência.

Com a oferta mundial de açúcar melhor, e os preços em queda boa parte da temporada, as empresas foram se ajustando com seus compromissos até poderem desviar o caldo para o etanol. “Do ponto de vista industrial, não há nenhuma dificuldade técnica em pleno andamento do processamento”, confirma Fernando Carvalho.

“Processaram 2/3 da cana e faltando 1/3 ficou mais fácil poder mexer”, explicou Tarsilo Rodrigues.

Em termos gerais, se espera uma safra 17/18 esmagando entre 585/588 milhões de toneladas de cana e na ponta mais conservadora, pouca coisa acima de 600 milhões/t, que é a vista pela consultoria Datagro. Para os consultores a baixa na cana não atrapalhará a produção da indústria como se está prevendo agora.

E já se trabalha também com um volume menor na temporada 18/19, por conta da seca nos últimos tempos, o que não se pode assinar embaixo com todas as letras, segundo Carvalho, da Canaplan, porque se as chuvas forem boas até abril poderá haver recuperação.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário