Associcana lança campanha de prevenção contra incêndios

Publicado em 18/04/2018 11:35

O inverno na região Sudeste é marcado pela redução das chuvas e o clima seco propicia o surgimento e a propagação de incêndios espontâneos, acidentais ou mesmo de origem criminosa, em áreas de cultivo de cana-de-açúcar.

A possibilidade de ocorrência de incêndio em canaviais neste período do ano é motivo de grande preocupação, pois, além de acarretarem grande prejuízo aos produtores rurais, às indústrias que processam a cana-de-açúcar e à população, motivam a lavratura de autos de infração, tanto pela CETESB como pela Polícia Ambiental, com imposição de pesadas multas contra produtores e indústrias.

A medida mais importante a ser adotada contra incêndio é a precaução. A legislação em vigor (Decreto 47.700/2003) recomenda:
- Manter aceiros de 10 (dez) metros nas divisas com Unidades de 

Conservação, de 6 (seis) metros nas divisas com Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal e de 3 (três) metros nas demais áreas.

Os aceiros são faixas ao longo das cercas e divisas, cuja vegetação deve ser completamente removida da superfície do solo, com a finalidade de prevenir a passagem ou propagação do fogo. É importante que os produtores observem as medidas exigidas para os aceiros e que os mantenham completamente limpos, como forma de evitar que sejam responsabilizados por incêndios.

Recomenda-se, ainda:
a) deixar as estradas e carreadores limpos de palha para evitar a propagação do fogo;
b) buscar associar-se a produtores vizinhos a fim de formar brigadas de incêndio que deverão ser compostas por pessoas capacitadas para o combate e uso de equipamentos contra incêndio;
c) informar-se com as Usinas sobre as formas de prevenção e as ações previstas para minimizar os efeitos dos incêndios;
d) conscientizar seus funcionários sobre a importância de se manterem sempre alertas para identificação de focos de incêndios e atentos quanto ao trânsito de pessoas estranhas nas imediações;
e) organizar a colheita de modo a evitar blocos concentrados que permitam a propagação do fogo.

Mesmo tomando todas as medidas preventivas, caso o Associado venha a ser vítima de incêndio, deverá imediatamente entrar em contato com o Departamento Agronômico da Associcana a fim de receber orientações quanto às providências a serem tomadas.

Estaremos distribuindo os cartazes abaixo para que todos tenham em mãos os telefones úteis caso necessitem.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Associcana

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário