Centro-sul verá queda de quase 15% na produção de açúcar em 18/19, diz Datagro

Publicado em 24/04/2018 11:51

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar no centro-sul do Brasil deverá cair em mais de 5 milhões de toneladas na safra 2018/19, iniciada neste mês, refletindo a menor oferta de matéria-primeira e o maior foco na fabricação de etanol, projetou nesta terça-feira a Datagro.

A queda de quase 15 por cento de uma temporada para a outra na principal região produtora do maior player global do setor sucroenergético, contudo, deve ser compensada por amplas safras em outros países, levando o balanço mundial de oferta a registrar superávits tanto neste quanto no próximo ano, acrescentou a consultoria.

Segundo a Datagro, o centro-sul deverá produzir 30,8 milhões de toneladas de açúcar em 2018/19, abaixo dos 36,06 milhões de 2017/18 e dos 31,6 milhões considerados na previsão de março.

A revisão leva em conta os preços internacionais do açúcar no menor nível em mais de dois anos e também o maior interesse das usinas pelo etanol, produto cuja demanda tem se mostrado forte desde meados do ano passado após altas tributárias maiores sobre a gasolina, o concorrente direto do biocombustível.

Conforme o presidente da Datagro, Plinio Nastari, a produção de etanol no centro-sul deve subir "em 1 bilhão de litros" em 2018/19, ou cerca de 4 por cento, ante os 26 bilhões de 2017/18. Na previsão anterior, a consultoria havia estimado 26,7 bilhões de litros.

Já a oferta de cana tende a diminuir consideravelmente no atual ciclo, com moagem estimada pela Datagro em 577 milhões de toneladas, frente 596,3 milhões em 2017/18 (-3,2 por cento).

"O que temos observado é um clima com chuvas abaixo da média de 30 anos (no centro-sul), principalmente em abril. Está chovendo pouco em Ribeirão Preto (SP), uma região que pesa muito, e está chovendo muito em Goiás", disse Nastari durante teleconferência online via Facebook.

MUNDO

A Datagro prevê superávits globais de açúcar de 10,8 milhões de toneladas na safra 2017/18, que se encerra em setembro, e de 7,6 milhões em 2018/19, em meio a amplas produções principalmente na Índia, Tailândia e União Europeia.

Para a Índia, segundo maior produtor de cana depois do Brasil, a Datagro avalia que a produção de açúcar no atual ciclo irá para perto de 32 milhões de toneladas, com perspectiva de manutenção desse volume no próximo.

"Tudo indica que a área plantada com cana na Índia passa de 4,9 milhões para 5,1 milhões de hectares em 2018/19, porque os preços internos do açúcar continuam remuneradores, equivalentes a 40 dólares por tonelada. Esses preços estimulam a produção de cana", destacou Nastari.

Para a UE, que aboliu um regime de cotas de produção em outubro do ano passado, a expectativa é de que a produção de açúcar em 2018/19 atinja 20,6 milhões de toneladas, ante 21,2 milhões neste ano.

"Estamos estimando manutenção da área cultivada com beterraba na UE, em 1,7 milhão de hectares. No entanto, o plantio ocorreu mais atrasado por causa do tempo frio e úmido... Isso deve comprometer o rendimento agrícola neste ano", avaliou.

Por fim, com relação à Tailândia, a previsão da Datagro é de um salto na produção em 2017/18 para 14,5 milhões de toneladas, ante 10,3 milhões na anterior, refletindo "efeitos positivos" de chuvas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário