Grupo Clealco, de açúcar e etanol, entra com pedido de recuperação judicial

Publicado em 17/07/2018 14:41

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo Clealco, um dos mais tradicionais do setor sucroenergético brasileiro, dono de três usinas no Estado de São Paulo, entrou com pedido de recuperação judicial nesta terça-feira, segundo comunicado da companhia.

A empresa afirmou que o pedido foi protocolado na Comarca de Birigui (SP) visando "preservar a condição operacional da companhia e readequar seu passivo de forma a sustentar um fluxo financeiro que garanta a capacidade de pagamento dos compromissos firmados".

O grupo ressaltou que empenhou "significativos esforços" nos últimos meses para superar as dificuldades econômicas e operacionais, bem como impulsionar a performance, maximizar a produtividade e atenuar custos.

Em agosto do ano passado, por exemplo, a Reuters revelou que a empresa havia chegado a um acordo com bancos para refinanciar quase 1 bilhão de reais em dívidas.

"Contudo, o cenário comercial de extrema adversidade, decorrente de uma contínua deterioração dos preços do açúcar VHP no mercado internacional, que reduziu ainda mais a rentabilidade do negócio, e a quebra de safra da cana, ocasionada por intempéries climáticas, trouxeram impactos severos", disse o Clealco, em nota.

A companhia disse esperar que seja bem-sucedida a aprovação de um plano de recuperação judicial "que permita ganho de valor e o cumprimento dos compromissos firmados".

O grupo Clealco possui capacidade instalada para processar cerca de 10 milhões de toneladas de cana por safra.

Nos últimos anos, dezenas de indústrias do setor de açúcar e etanol entraram em processos de recuperação judicial ou fecharam as portas, afetadas pelo controle de preços de gasolina por governos anteriores, entre outros fatores.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário