Biosev vende usina para pagar dívida, impulsiona estoques de etanol

Publicado em 21/09/2018 18:07

LOGO REUTERS

Por Marcelo Teixeira

SÃO PAULO (Reuters) - A Biosev, produtora de açúcar e etanol brasileira controlada pela trading de commodities Louis Dreyfus, vendeu uma usina para pagar dívida e está tomando medidas para impulsionar os estoques do combustível, disse um executivo da companhia à Reuters nesta sexta-feira.

A Biosev vendeu a usina de açúcar Estivas, no Rio Grande do Norte, por 203,6 milhões de reais para um fundo de investimento, cujo nome não foi revelado.

Gustavo Lopes Theodozio, direito financeiro da Biosev, afirmou que a empresa planeja usar os recursos da venda para pagar uma dívida que não fez parte de uma recente reestruturação de débitos, que incluiu uma injeção de capital de 1 bilhão de dólares pela Louis Dreyfus, que aumentou acentuadamente sua participação na empresa para mais de 90 por cento.

Theodozio disse que a companhia continua a focar em reforçar a sua estrutura de capital para alcançar um nível operacional "mais estável". Porém disse que por enquanto não há outros acordos planejados.

"Nós vendemos porque era uma oportunidade de mercado", ele disse.

O valor do acordo pode espantar. A usina tem capacidade para processar 1,8 milhão de toneladas de cana por ano, o que representa o valor por tonelada da capacidade de processamento, uma métrica comum no setor, de apenas 27 dólares.

De acordo com o banco BTG Pactual, os acordos feitos em 2010 e 2012, um período de efervescência no setor açucareiro, chegaram a mais de 100 dólares por tonelada de capacidade de processamento de cana.

Esse volume tem caído à medida em que a situação financeira das usinas se deteriora. Acordos recentes chegaram a pouco mais de 50 dólares por tonelada.

"Você não pode comparar uma usina na região centro-sul com uma usina no Nordeste, são medidas diferentes", disse o diretor-financeiro.

A Biosev continuará com nove plantas no Brasil. A empresa reportou uma perda de 506 milhões de reais no trimestre terminado em junho, ante 577 milhões de reais no ano anterior. A dívida da companhia aumentou para 6,28 bilhões de reais no fim de junho.

O diretor financeiro disse que, como parte da estratégia para aumentar a lucratividade, a empresa tem aumentado o volume dos estoques de etanol, procurando vender o produto no período de entressafra no centro-sul do país entre dezembro e março.

Com os preços globais do açúcar próximos de mínimas de 10 anos, as usinas brasileiras têm direcionado mais cana para a produção de etanol do que para a de açúcar.

A Biosev reativou os dois tanques de etanol da sua usina Maracaju, no Mato Grosso do Sul, uma planta que foi desativada no fim de 2017 para otimização de processamento de cana.

Cada tanque tem capacidade de armazenamento de 20 milhões de litros de etanol. "Eles já estão cheios", disse Theodozio.

(Por Marcelo Teixeira) ((Tradução Redação São Paulo))

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário