Praga em cana da Índia e chuvas no Brasil sustentam ritmo de alta do açúcar em NY

Publicado em 19/10/2018 17:28

A recente tendência de alta do açúcar em Nova York, que chegou a 28,49% no contrato março, neutralizou o efeito cambial e a pressão dos juros em alta nos Estados Unidos (que desviava compras da commodity para títulos), e acentuou a atenção do mercado com a possibilidade de uma safra indiana (recém iniciada) menor do que se projetava e o atraso da moagem no centro-sul brasileiro com as chuvas.

Os 13.89 c/lp desta sexta (19), do próximo vencimento da ICE Futures (março) que caminhava para uma pequena correção de baixa e acabou ficando estável, mas ainda assim acima da linha d´água, demonstra  o que Maurício Muruci, da Safras & Mercados, enxerga como um ritmo para alcançar os 14 c/lp.

"O mercado está vendo as notícias das infestações de larvas em dois dos maiores estados produtores da Índia, com possibilidade de quebra de 10% da safra", explicou o analista. Da projeção de 35 milhões de toneladas, a praga poderá tirar 3,5 mi/t de matéria-prima, reduzindo o excedente de açúcar já esperado  no mercado internacional.

Do Brasil, o fundamento são as chuvas, que estão paralisando zonas importantes processadoras, como o Paraná (veja aqui entrevista de Miguel Tranin, da Alcopar, de quinta/18), e atrapalhando o ritmo em outras. E semana que vem viriam mais, segundo interpretação que Muruci faz dos mapas climáticos, em torno de 105 mm.

Em que pese o mix alcooleiro não mudou, portanto o mercado já precificava há tempos maior destinação de cana para etanol, ainda assim o ritmo de produção de açúcar cai um pouco mais.

Para um mercado que vinha sobrecomprado, com a baixa histórica do alimento este ano, poderá haver "alguma correção pontual e limitada de curto prazo ainda não irá significa uma reversão de tendência de modo mais amplo. Parte deste movimento também ocorre por questões fundamentais ligadas a próxima safra na Índia", na interpretação da Safras.

Por: Giovanni Lorenzon
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira