Centro-Sul eleva mix para açúcar na 1ª parte do mês com preço do cristal em alta

Publicado em 27/11/2018 11:53

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - Usinas do centro-sul do Brasil destinaram maior parcela de cana para produção de açúcar na primeira quinzena de novembro, ante a segunda metade de outubro, contrariando uma tendência observada ao longo de toda a safra 2018/19, mostraram dados da associação da indústria Unica nesta terça-feira.

Nos primeiros 15 dias de novembro, 34 por certo do total de cana processada no centro-sul foi alocada para o adoçante, cerca de 4 pontos percentuais acima do visto na última quinzena de outubro.

Ainda assim, a produção desabou 30 por cento na comparação anual, para 880 mil toneladas, uma vez que a disponibilidade de matéria-prima neste ano está menor --a moagem na quinzena recuou 9,2 por cento, a 21,3 milhões de toneladas, afirmou a União da Indústria de Cana-de-açúcar.

Conforme o vice-presidente da ED&F Man Capital Markets, Michael McDougall, o aumento no mix de açúcar foi pontual e refletiu cotações atrativas para o produto no mercado interno.

"A cotação do açúcar cristal está subindo e a do etanol, caindo", resumiu ele, acrescentando que os 34 por cento reportados pela Unica ficaram um pouco acima do esperado.

A S&P Global Platts previa um mix de 30 por cento na primeira quinzena do mês.

Dessa forma, os contratos futuros do açúcar bruto na ICE caíam nesta terça-feira, em parte pelos dados de produção maiores do que o esperado.

No mercado paulista, os preços do açúcar cristal subiram na semana passada no spot, voltando à casa dos 68 reais, algo não visto desde meados de dezembro do ano passado, afirmou na véspera o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Na contramão, os valores do etanol caíram nas usinas paulistas pela sexta semana, em razão da ampla oferta.

Conforme a Unica, a fabricação de álcool cresceu 1,4 por cento na primeira quinzena de novembro, para pouco mais de 1 bilhão de litros, puxada pelo hidratado, que somou 725 milhões de litros (aumento de quase 20 por cento).

Desde o início da safra 2018/19 até 15 de novembro, a quantidade fabricada de açúcar totalizou 25,23 milhões de toneladas, recuo de 26,8 por cento quando comparada a igual período de 2017. Em sentido inverso, a produção de etanol acumula alta de 19,4 por cento, alcançando 28,34 bilhões de litros.

A Unica afirmou ainda que o volume total de etanol comercializado pelas unidades do centro-sul somou 1,28 bilhão de litros nos primeiros 15 dias de novembro (alta de 15,4 por cento), sendo 56,8 milhões destinados à exportação e 1,22 bilhão ao mercado doméstico.

Internamente, as vendas de hidratado cresceram mais de 30 por cento no período, para 902,1 milhões de litros.

FIM ANTECIPADO

As chuvas em excesso nas últimas semanas têm retardado o encerramento da safra de cana 2018/19 no centro-sul do Brasil, afirmou a Unica. Na primeira quinzena de novembro, apenas 31 usinas encerraram as atividades do ciclo vigente na região, ante expectativa inicial de 79.

"Como era esperado no último trimestre do ano, as intensas chuvas ocorridas em todos os Estados canavieiros promoveram redução no ritmo de colheita, além da postergação do término da safra em muitas unidades do centro-sul", afirmou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

Anteriormente, havia a perspectiva de um encerramento precoce da colheita de cana no centro-sul em razão da menor disponibilidade de matéria-prima neste ano, mas a chuvarada observada a partir de outubro mudou esse cenário, uma vez que as colhedoras não conseguem executar seu trabalho quando o solo está muito encharcado.

Nos últimos 60 dias, as precipitações ficaram 146 milímetros acima da média histórica só em Ribeirão Preto (SP), principal polo produtor de cana do país, segundo dados do Agriculture Weather Dashboard.

Para a segunda quinzena do mês, os dados apurados pela Unica indicam que 104 unidades devem interromper as operações do ciclo 2018/19. Para o mês de dezembro, o levantamento aponta que 76 usinas irão permanecer processando cana.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário