CTNBio aprova nova variedade de cana transgênica resistente a insetos

Publicado em 19/12/2018 07:57

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) publicou na segunda-feira, 17, a liberação da segunda variedade de cana-de-açúcar geneticamente modificada desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). A CTC9001BT é derivada da CTC9001, uma das mais cultivadas no País, e tem resistência a insetos. Segundo o CTC, a variedade deve atuar principalmente no controle à Diatrea spp, popularmente conhecida como a broca-da-cana.

Considerada a principal praga dos canaviais, a broca traz perdas estimadas em R$ 5 bilhões à cultura no Brasil por ano, e traz quebra nas produtividades agrícola e industrial, na qualidade do açúcar e alta nos custos com inseticidas. A primeira variedade transgênica do centro de pesquisas, a CTC20BT, também resistente a insetos, foi liberada em junho de 2017 pela CTNBio. Após a autorização para plantio, as variedades precisam ser multiplicadas com a produção de mudas em escala comercial, processo que demora cerca de três anos e é feito pelos produtores.

Segundo Viler Janeiro, diretor de Assuntos Corporativos do CTC, na safra 2017/2018, cerca de 60 usinas da região Centro-Sul do Brasil plantaram aproximadamente 400 hectares da variedade CTC20BT. "Em virtude da grande procura e de não termos conseguido atender a todos os clientes, estamos nesta safra (2018/2019) suplementando o volume inicial de lançamento. Temos recebido relatos bastante positivos em relação ao controle da broca da cana com a variedade Bt, com ganhos de produtividade e redução do custo de controle", relatou o executivo.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário