FCStone eleva previsão e vê safra de açúcar do centro-sul acima de 30 mi t em 2019/20

Publicado em 17/01/2019 09:10

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de açúcar no centro-sul do Brasil deverá se recuperar na safra 2019/20, que se inicia em abril, e ficar novamente acima dos 30 milhões de toneladas, com usinas atentas a preços potencialmente fortalecidos pelo cenário de déficit na oferta global, disse nesta quinta-feira a INTL FCStone.

Em seu segundo levantamento para a nova temporada, a consultoria projetou uma fabricação de 30,2 milhões de toneladas do adoçante na principal região canavieira do país, contra 29,3 milhões anteriormente e aumento de 14,3 por cento frente ao esperado no atual ciclo 2018/19, marcado por forte foco no etanol em razão da melhor rentabilidade do biocombustível.

Na contramão, a produção de álcool de cana tende a cair 10,7 por cento na comparação anual, para 26,8 bilhões de litros em 2019/20, sendo 17 bilhões de hidratado e 9,8 bilhões de anidro. Na previsão anterior, de novembro, a expectativa era de 27,4 bilhões de litros.

Os analistas da INTL FCStone João Paulo Botelho e Matheus Costa escreveram em relatório que o cenário deve ser "majoritariamente altista" para o açúcar e o etanol nos próximos meses.

"O petróleo deve ser sustentado pela redução na produção dos países da Opep+ e pela possibilidade de endurecimento nas sanções americanas contra o Irã, enquanto os preços do açúcar devem ser beneficiados por um cenário de déficit para a safra global 2018/19", afirmaram.

A Opep+ é o nome dado ao grupo formado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, como a Rússia, que juntos estão cortando a oferta do óleo para conter a queda nos preços.

"Vale destacar, porém, que os futuros do adoçante devem ser influenciados indiretamente pelo movimento do petróleo e, ainda por cima, receber o impacto direto de seus próprios fundamentos. Neste sentido, é improvável que a commodity energética se valorize tanto em relação ao açúcar a ponto de recuperar as perdas recentes. Desta forma, vemos um cenário mais favorável à produção de açúcar na safra 2019/20", acrescentaram.

Segundo a INTL FCStone, a moagem de cana no centro-sul deve cair 1 por cento em 2019/20 ante 2018/19, para 564,7 milhões de toneladas --estável ante a projeção passada. O mix deve ser de 41 por cento da oferta de matéria-prima para o adoçante e os outros 59 por cento para etanol, versus 35,3 e 64,7 por cento, respectivamente, na temporada anterior.

Por enquanto, as condições dos canaviais estão boas, apesar de chuvas aquém da média em dezembro, afirmou a INTL FCStone.

A consultoria também manteve estável sua previsão para a produção de etanol de milho em 2019/20, com 1,2 bilhão de litros, avanço de 35,2 por cento em relação ao estimado para a safra que se encerra.

"Vale destacar que este aumento deve ser possibilitado tanto pela abertura de novas destilarias que operam com o cereal, como pela expectativa de crescimento em mais de 20 por cento na produção da matéria-prima na safrinha", afirmaram Botelho e Costa.

OFERTA GLOBAL

A INTL FCStone passou a prever um déficit de 700 mil toneladas na oferta global de açúcar na temporada 2018/19, iniciada em outubro, ante expectativa de excedente de 1 milhão de toneladas anteriormente.

O balanço reverteria um superávit de 9,4 milhões de toneladas em 2017/18.

A consultoria vê a produção de açúcar caindo em diversas geografias, como Índia (30,2 milhões de toneladas, ou queda de 6,5 por cento ante a safra anterior), União Europeia (17,1 milhões, ou menos 12,4 por cento) e Tailândia (14 milhões, recuo de 7 por cento).

"A finalização da colheita e do processamento da beterraba na Europa e nos Estados Unidos, bem como o início das atividades nos canaviais de grandes produtores da Ásia, como Índia, Tailândia e Paquistão, reforçaram o contexto de piora nas perspectivas produtivas para o ciclo atual", afirmaram os analistas da INTL FCStone.

"Cabe destacar que o clima adverso, tanto no período de semeadura quanto durante a época de desenvolvimento das culturas sacarinas, foi determinante nas projeções de oferta de açúcar."

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário