Curto prazo com etanol e dúvidas da Índia seguram pressão de baixa do açúcar em NY

Publicado em 18/03/2019 18:40

LOGO nalogo

Com a safra de estimativas praticamente finalizada para a nova temporada sucroenergética brasileira - algumas de peso no cenário da ICE Futures (Nova York) - cujo balanço indica mais açúcar que na 18/19, o mercado ainda anda colado no curto prazo do etanol. E também aguarda mais solidez das informações da Índia.

Depois de descer a 12.20 c/lp, na semana anterior as telas de 2019 viraram para uma recuperação moderada e ficou "de lado" em torno dos 12.50. Neste segunda (18), maio, julho e outubro escaparam mais animados para mais 32, 33 e 30 pontos, respectivamente 12.84, 13.01 e 13.33. "Recuperação limitada", acentua Maurício Muruci, da Safras & Mercado.

A participação do etanol em termos de vendas, com recordes sobre recordes - fevereiro, máxima histórica de 1,71 bilhão de litros -, com chance de se repetir em março pela competitividade sobre a gasolina (litro nesta segunda na casa de R$ 4,09, em São Paulo), amplia a expectativa de uma abertura de safra mais alcooleira. Os estoques estão no limite e poucas usinas estão ou vão operar antes de 1º de abril.

Mesmo com a maioria das previsões indicando mais a commodity e menos etanol do que o previsto, mas ainda mantendo a liderança no mix, bem como mais cana disponível, os traders preferem a cautela.

Além do etanol, há a Índia, como lembrou Muruci, que anunciou subsídios de US$ 470 milhões para as destilarias produzirem mais etanol, o que em tese desvia matéria-prima do açúcar para o biocombustível. Isso em meio a previsões vistas há semanas de uma queda para 31/30 milhões de toneladas na safra que começara em outubro, quando saiu lá atrás de 36 milhões de toneladas.

No geral, há que se dizer que há dúvidas do quanto a queda da Índia e aumento do Brasil vão se anular ou faltar.  

Relembrando previsões

A Sucden, uma das principais tradings mundiais, aposta numa safra do Centro-Sul de 27,16 milhões de toneladas de açúcar, quase 1 milhão a mais da sua avaliação do ciclo atual, enquanto a Datagro joga pouco mais de 3 mi/t a mais do alimento, para 29,7 mi/t, pouco acima da INTL FC Stone. A Datagro também coloca mais 10 milhões de toneladas de cana, para 583 milhões de toneladas a serem moídas, reputando a previsão às chuvas que retornaram.

Já a Safras & Mercado, de Maurício Muruci, relatou dias atrás uma oferta da principal região produtora nacional em torno das 28 milhões de toneladas.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário