Archer vê queda em produção de açúcar no CS, destaca dívida elevada

Publicado em 03/04/2019 14:21

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As usinas do centro-sul do Brasil devem reduzir a produção de açúcar na safra 2019/20, iniciada neste mês, em meio a uma oferta de cana semelhante à do ciclo passado, enquanto empresas do setor ainda lidam com dívidas bilionárias após anos de dificuldades financeiras, disse a Archer Consulting nesta quarta-feira.

De acordo com a consultoria, o principal polo canavieiro do mundo fabricará nesta temporada 26,9 milhões de toneladas de açúcar, versus cerca de 28,5 milhões em 2018/19. A visão destoa de outras consultorias, que em pesquisa da Reuters apontaram aumento na produção da commodity.

A previsão leva em conta um mix de 36 por cento da oferta de cana para a produção do adoçante, com moagem da matéria-prima estimada em 572 milhões de toneladas, frente 563 milhões no ano anterior.

Quanto à fabricação de etanol, a Archer disse esperar 29,5 bilhões de litros em 2019/20, acima dos 26,4 bilhões de 2018/19.

Conforme a consultoria, o setor sucroenergético brasileiro segue bem endividado, com a taxa cambial pressionando os passivos da indústria.

Pelos seus cálculos, as usinas brasileiras fecharam a safra 2018/19, em março, com endividamento de 100,05 bilhões de reais, "em função da desvalorização do real" ante o dólar. O montante é 12,4 por cento acima da dívida de um ano antes e representa cerca de 180 reais por tonelada de cana processada.

FIXAÇÃO

A Archer destacou ainda que a fixação de preços para vendas futuras de açúcar por usinas do centro-sul atingia 10,2 milhões de toneladas no fim de janeiro, ou 48,6 por cento do total previsto das exportações.

O valor médio da fixação até então era de 13,08 centavos de dólar por libra-peso, ou 1.158,95 reais por tonelada.

Conforme a consultoria, o hedge de 48,61 por cento é o maior para o período (até janeiro) na série histórica da Archer, iniciada em 2012/13.

Ainda que o total de hedge seja percentualmente elevado, vale lembrar que a Archer prevê uma nova queda na produção de açúcar do centro-sul, após o total produzido ter despencado no ano anterior, em meio a preços do etanol mais favoráveis que os dos açúcar.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário