Com chuvas normais, JOB estima 570 mi/t cana, mais 2 de açúcar e 28.3 bi/l de etanol

Publicado em 10/04/2019 17:14

O clima não ajudou a moagem da cana. Fugiu do padrão normal no outono e inverno, quando foi seco e prejudicou a cana plantada no início do ano. Na primavera choveu acima da média e em dezembro/18 o déficit hídrico do início da safra foi compensado. Em janeiro, mês que mais chove no ano, choveu bem abaixo do normal e prejudicou toda a lavoura que será colhida na nova safra que começou em abril/19. Depois de janeiro/19 a chuva ocorreu perto da média de longo prazo.

Na visão da JOB Economia e Planejamento, no acumulado de doze meses a chuva observada no CSUL foi cerca de 12% abaixo do normal. Considerando o regime de chuvas, pouco agressivo, o resultado final não será um desastre para a lavoura, mas em nada ajudou. Mas atrapalhou um pouco, segundo a consultoria. 

"Estamos prevendo, com chuvas normais até dezembro/19, um volume de cana a ser moida em torno de 570 mi t, volume este próximo do que foi verificado na safra passada de 573 mi t. Cabe lembrar neste contexto que a área de cana no CSUL não tem crescimento previsto, sendo que nas duas últimas safras ela reduziu-se", diz Júlio Borges, diretor da empresa.

Rendimento industrial

Continua Borges: "Estamos admitindo um rendimento industrial próximo da média do CSUL, ou seja, 135,5 kg ATR/t cana. Na safra passada 2018/19 este rendimento foi 138 kg ATR/t cana, mais alto devido ao clima seco que prevaleceu no Outono-Inverno do ano passado, conforme mencionado acima. Para quem não é do setor ATR significa oferta total de açúcares contidos na cana, açúcares estes que podem ser convertidos ou em álcool ou em açúcar para consumo"

Mix

A combinação açúcar/etanol prevista por JOB Economia sugere um mix mais açucareiro que aquele de 2018 . Estima-se que entre 38%-39% da disponibilidade de ATR seja usada para a produção de açúcar branco ou VHP (açúcar bruto destinado ao refino); o restante será destinado à produção de etanol. Na safra passada 2018/19 esta proporção foi de 35% para açúcar.

Produção e exportação de açúcar

A JOB prevê ainda que 2 mi t de açúcar serão produzidos a mais nesta nova safra 2019/20, quando comparado com a safra anterior . Ou seja, a produção esperada é de 28,5 mi t.Exportações seriam da ordem de 19,0 mi t, praticamente igual à da safra passada alcançou.

Produção e exportações de etanol

Com menor oferta de ATR nesta safra entre 2%-3% e considerando que a produção de açúcar é maior, teremos como consequência que a produção de etanol de cana será menor que aquela da safra anterior . "Isto é, estamos prevendo uma produção de etanol de 28,3 bi litros contra uma produção recorde na safra passada 2018/19 de 30,9 bi litros". 

As exportações previstas de etanol do CSUL devem oscilar em torno de 1,8 bi litros nada diferente do que foi observado nesta última safra.

Estoques e preços

Os estoques previstos para o final de safra serão reduzidos em relação aos estoques iniciais. Isto significa que o mercado interno será menos pressionado do lado da oferta e os preços na safra atual 2019/20 tendem a se sustentar em níveis ligeiramente mais altos que aqueles da safra passada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
JOB Economia & Planejamento

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário