Brasil busca autorização da China à cana geneticamente modificada, diz ministra

Publicado em 15/05/2019 15:37

LOGO REUTERS

Por Dominique Patton

PEQUIM (Reuters) - A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitará na quinta-feira que autoridades chinesas deem sinal verde para as exportações ao país asiático de açúcar produzido a partir de cana-de-açúcar geneticamente modificada, variedade que deverá ser amplamente utilizada pelo Brasil nos próximos anos.

Nesta quarta-feira, a ministra disse à Reuters em Pequim, em sua primeira visita à maior compradora de produtos agrícolas do Brasil, que levantará o assunto durante uma visita à Administração Geral de Alfândegas da China na quinta-feira.

O argumento das autoridades brasileiras será de que o açúcar não possui traços de genes modificados depois que a cana é processada, algo semelhante ao que ocorre com o óleo produzido a partir de grãos de soja transgênicos.

"Nós exportamos açúcar e iremos exportar açúcar feito de cana geneticamente modificada. O açúcar, por si só, não é geneticamente modificado, então iremos explicar a respeito do processo científico e mostrar o motivo pelo qual o açúcar não deve ser considerado pela ciência um produto transgênico", disse Cristina à Reuters, por intermédio de um tradutor.

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) do Brasil desenvolveu variedade de cana geneticamente modificada que é resistente à broca da cana, o que pode reduzir os custos com pesticidas.

Algumas usinas no maior exportador mundial de açúcar já estão testando a variedade nos campos.

O governo brasileiro aprovou o uso comercial da cana transgênica, e a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, concluiu que o consumo do açúcar feito da variedade é seguro.

"A produção dessas variedades crescerá muito no Brasil, então é algo que precisamos discutir", disse Tereza Cristina.

A China, em geral, tem sido lenta na aprovação de alimentos geneticamente modificados. No mês passado, uma autoridade do Ministério da Agricultura do Brasil reclamou que as aprovações chinesas levam de cinco a seis anos, ante 240 dias em 2010.

A ministra afirmou que também levantará questão a respeito das 79 unidades de carne brasileiras que buscam aprovação para a exportação de carnes bovina, suína, de frango e outras para a China. Até o momento, apenas dez delas foram inspecionadas por autoridades chinesas de qualidade alimentícia.

"Uma das coisas que discutiremos é se é necessário que visitem todas as unidades, ou se podem selecionar algumas como amostra", disse Cristina.

Ela acrescentou que o ministério está construindo uma nova relação com a administração alfandegária da China, que apenas recentemente assumiu o papel de aprovar importações, depois de uma alteração promovida pelo governo chinês.

Segundo a ministra, o Brasil é um dos poucos países capazes de abastecer a China com quantidades suficientes de carne quando o país passar por uma ampla queda na produção de suínos, o que deve ocorrer ainda neste ano, devido ao surto de peste suína africana na nação asiática.

(Reportagem de Dominique Patton, com reportagem adicional de Marcelo Teixeira em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário