Austrália, Brasil e Guatemala unem forças em ação na OMC

Publicado em 16/07/2019 13:29

Os países membros da Global Sugar Alliance (Aliança Global do Açúcar em tradução livre) apoiam o estabelecimento de um painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) para investigar e deliberar sobre os subsídios da Índia ao açúcar.

A ação, liderada pelos membros da Global Sugar Alliance, Austrália, Brasil e Guatemala, cobra da Índia uma prestação de contas sobre as políticas que distorcem o comércio internacional da commodity. A situação vem ganhando proporções preocupantes desde 2018, quando Austrália e Brasil acusaram as práticas indianas.

Os impactos adversos das políticas foram sentidos em todo o mundo. O dumping do açúcar subsidiado no mercado global reduziu os preços, a renda e colocou em risco empregos nas indústrias mais eficientes do mundo.

"A Índia, como todos os membros da OMC, concordou em obedecer a um conjunto de regras e compromissos internacionais que permitem o comércio mundial e proíbem subsídios injustos que distorcem o mercado", disse Greg Beashel, diretor-geral da Global Sugar Alliance e da QSL. "É hora de a Índia se retratar."

“Os preços da cana-de-açúcar da Índia devem estar atrelados aos preços do açúcar no mercado internacional e seus excessivos subsídios à exportação devem ser eliminados. Um passo importante seria desviar o excesso de açúcar para a produção de etanol e restringir o apoio à indústria aos parâmetros estabelecidos pela OMC”, acrescentou Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O trader internacional da Associação Guatemalteca de Açúcar, Leopoldo Bolaños, disse que a Guatemala não tem “opção” a não ser se unir à ação da OMC. “Nós simplesmente tivemos que nos juntar a nossos amigos australianos e brasileiros para tomar essa ação na OMC. Nossas indústrias estão sofrendo danos significativos como resultado direto dos subsídios da Índia”, disse ele.

A ação da Austrália, Brasil e Guatemala recebe o apoio da maioria dos integrantes da Global Sugar Alliance.

"A indústria açucareira tailandesa concorda totalmente com a ação", disse Vibul Panitvong, presidente do conselho executivo da Thai Sugar Millers Corporation. “Estamos trabalhando com o governo, pedindo que apoie a Austrália, o Brasil e a Guatemala nesta importante iniciativa da OMC.”

A posição é reforçada pela presidente do Canadian Sugar Institute, Sandra Marsden: “a ação é necessária porque a Índia está ignorando suas obrigações na OMC. Estamos incentivando o governo canadense a participar como terceiro, assim que um painel for estabelecido”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UNICA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário