Unica espera que disputa com Índia na OMC abra espaço para etanol no país asiático

Publicado em 15/08/2019 14:59

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) disse nesta quinta-feira acreditar que a abertura de um painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a Índia e suas políticas para o açúcar poderá gerar espaço político para o estabelecimento de diálogo com o país asiático que resulte na adoção do etanol em larga escala naquela nação.

A OMC montou painéis nesta quinta-feira para julgar denúncias de Austrália, Brasil e Guatemala contra subsídios de exportação da Índia para produtores de açúcar e cana, que afirmam serem ilegais, disse uma autoridade comercial de Genebra.

A Unica disse entender que a cana-de-açúcar é a fonte de renda de mais de 35 milhões de produtores rurais na Índia, que formam um importante bloco político, mas ressaltou que tem estreitado relações com o país para compartilhar o exemplo do etanol brasileiro como forma de garantir emprego e renda no campo, além de melhorar a qualidade do ar nas cidades.

"A adoção do etanol em larga escala faria a Índia sair de um ciclo vicioso que perpetua uma produção ineficiente de açúcar, alimentada por meio de subsídios a produtores de cana e à indústria, e permitiria a criação de um ciclo virtuoso com o equilíbrio da produção de etanol e açúcar", disse em nota o diretor-executivo da Unica, Eduardo Leão.

A associação das usinas do centro-sul do Brasil, principal região produtora de cana do mundo, lembrou que executivos da própria Unica já visitaram o país duas vezes este ano para tratar do tema. Uma nova viagem está marcada para novembro, e até o início do próximo ano será realizado um seminário na Índia com especialistas brasileiros nas áreas de meio ambiente e saúde, indústria automobilística, regulação e distribuição do biocombustível.

"Ganham os produtores de cana e usinas, que terão uma demanda sólida e diversificada, ganham os moradores das grandes metrópoles indianas, por meio da redução da poluição, ganha o governo, que terá menos gastos com subsídios, e finalmente ganham os produtores e consumidores mundiais de açúcar, cujo mercado voltará a ser regido por regras que privilegiam a produção eficiente e competição entre os países", complementou Lão, sobre um plano de a Índia adotar etanol em larga escala.

O tema deve ser tópico central em um encontro entre os líderes de Índia e Brasil marcado também para novembro, quando o primeiro-ministro indiano, Narenda Modi, fará visita oficial ao presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a União dos Produtores de Bioenergia (Udop), os mandatários discutirão produção e comércio de etanol, conforme noticiado pela Reuters em julho.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário