Cogen e UNICA defendem inclusão da biomassa em leilões de energia existente agendados pelo MME

Publicado em 18/10/2019 10:46
De acordo com as diretrizes do Ministério de Minas e Energia, podem participar apenas projetos de termelétricas movidas a gás natural e a carvão mineral; Cogen e Única esperam sensibilizar MME a rever posição; Setor vê com preocupação impossibilidade de participar dos leilões diante do cenário de vencimento de contratos em 2023 totalizando mais de 2GW

O setor de cogeração a biomassa, especialmente o sucroenergético, defende a inclusão da bioenergia nos Leilões de Energia Existente A-4 e A-5 de 2020, ambos agendados para o dia 31 de março.  A demanda é da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), que esperam sensibilizar o Ministério de Minas e Energia (MME) a rever a posição.

De acordo com as diretrizes anunciadas na quarta-feira (16/10) pelo MME, os certames contemplam a contratação de energia proveniente de usinas termelétricas movidas a somente duas fontes: gás natural e a carvão mineral. Os leilões visam a recomposição de contratos das empresas de distribuição decorrentes dos leilões de energia nova realizados em 2005, 2006 e 2007, bem como contratos remanescentes do Programa Prioritário de Termeletricidade.

Para o diretor de Tecnologia e Regulação da Cogen, Leonardo Caio Filho, é fundamental que o MME reavalie o assunto, permitindo que as usinas de biomassa possam participar dos leilões.

"Esperamos que o MME possa reconsiderar o assunto. Um dos objetivos do leilão é o de substituir térmicas a óleo, mais caras e poluentes, por tecnologias mais eficientes. E, no nosso entendimento, as usinas movidas a biomassa podem substituir perfeitamente as térmicas a óleo porque podem garantir de forma confiável, o suprimento firme de energia elétrica. Além do mais, são renováveis", diz Leonardo Caio.

"As usinas movidas a biomassa vêm demonstrando ampla capacidade de responder às necessidades do Setor Elétrico Brasileiro com eficiência energética e confiabilidade — especialmente no período mais seco do ano, entre os meses de abril e novembro. O setor sucroenergético contribui para poupar, em média,15 pontos percentuais do nível de água dos reservatórios das hidrelétricas do sistema Sudeste/Centro-Oeste. Isso significa que, se não fosse a contribuição das usinas de biomassa de cana-de-açúcar, o nível da água teria chegado a 4% em 2018, o que causaria racionamento", exemplifica o diretor da Cogen.

Para gerente de Bioeletricidade da UNICA, Zilmar de Souza, incluir a biomassa é importante até mesmo para aumentar a concorrência do certame.

"Nos leilões de energia nova, a biomassa tem concorrido com carvão mineral e o gás natural. Até por uma coerência de política setorial, seria uma sinalização importante que  MME incluísse a biomassa. Na verdade, nem defendemos que a biomassa concorra na mesma modalidade com carvão e gás - somos favoráveis à criação de uma modalidade separada. Mas, dada a importância desses leilões, queremos participar e concorrer. Essa visão é importante não só do ponto de vista do gerador e do investidor, mas também pelo consumidor final, que acaba se beneficiando com a competição do certame", afirma Zilmar de Souza.

Descontratação em 2023

Uma das preocupações da Cogen e da UNICA é com o vencimento, em 2023, de muitos contratos de usinas de biomassa no ambiente regulado. "São mais de 2GW que terão seus contratos vencendo a partir de 2024. E esse momento casa exatamente com o período de início de entrega desses leilões A-4 e A-5 de energia existente. A possibilidade de participar desses leilões seria um incentivo a mais para investimentos em retrofit, não só das usinas que contribuem para o Sistema Interligado Nacional, mas também das que ainda não exportam energia", afirma Leonardo Caio Filho. 

Para o diretor da Cogen, o MME deve considerar o incremento de produção das usinas de biomassa com  advento do Programa de RenovaBio. "O Programa RenovaBio deve elevar a produção de etanol de 30 para 50 bilhões de litros anuais, entre 2030 e 2050, ampliando em 200 milhões de toneladas o uso de cana por safra. Nos nossos cálculos, esse excedente a adicionar pelo menos mais 4GW de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN)."

"O planejamento energético deve considerar esse potencial de crescimento de bioenergia que as usinas de cana-de-açúcar irão entregar nessa próxima década, estimulando políticas de contratação de energia que valorizem os atributos ambientais, de forma coerente com os objetivos do Programa RenovaBio. Nos cálculos da UNICA, a bioeletricidade sucroenergética para a rede tem potencial para crescer mais de 50% até 2027, saindo de 21,5 mil GWh em 2018 para 33,2 mil GWh", completa Zilmar de Souza.

Números a cogeração no Brasil

A cogeração no Brasil conta com 18,5 GW de capacidade instalada em operação comercial — o que equivale a uma capacidade 30% superior à da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional (14 GW).

Do total de 18,5 GW, 62% corresponde à capacidade das usinas que geram energia a partir da biomassa da cana-de-açúcar. Já a cogeração com gás natural representa 17%, enquanto o licor negro totaliza 14%. Outras fontes completam o quadro, que integram o DataCogen — levantamento mensal da Associação da Indústria da Cogeração de Energia (Cogen).

As usinas movidas a biomassa correspondem a 15GW de capacidade instalada, das quais 77% correspondem a bagaço e cana, 18% de licor negro, 5% de resíduos de madeira e 5% de outras fontes. No ano de 2018, as usinas de biomassa entregaram 51,3 TWh para o Sistema Interligado Nacional (SN).

Setor sucroenergético

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE 2019), das 369 usinas a biomassa de cana-de-açúcar catalogadas pela EPE em operação em 2018, 200 comercializaram eletricidade (54%). Um total de 169 usinas produziram apenas para o autoconsumo (46%). Das que exportam energia para o SIN, parte atua exclusivamente no ACL (60% ou 120 usinas) ou no ACR (20% ou 40 usinas) e o restante (20% ou 40 usinas) vende em ambos os ambientes de contratação.

Em 2018, 82% da bioeletricidade que foi fornecida ao Sistema Interligado Nacional (SIN) vieram do setor sucroenergético. Em 2018, a bioeletricidade ofertada para a rede, pelo setor sucroenergético, foi 21,5 mil GWh. Trata-se de uma geração equivalente a abastecer de energia elétrica 11,4 milhões de residências ao longo do ano e a ter evitado a emissão de 6,4 milhões de tCO2, marca que somente consegue-se com o cultivo de 45 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

cogen1

cogen2

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
COGEN

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário