Usina Coruripe eleva produção de açúcar e moagem no 1º tri; lucro operacional dispara

Publicado em 16/07/2020 17:33

SÃO PAULO (Reuters) - A produtora de açúcar e etanol Usina Coruripe processou em suas quatro unidades de Minas Gerais um total de 4,64 milhões de toneladas de cana no primeiro trimestre da temporada 2020/21 (abril a junho), resultado 4,74% superior ao previsto no início da safra e levemente acima dos 4,62 milhões processados em igual período do ano passado, informou a empresa nesta quinta-feira.

Em um momento em que a fabricação de açúcar avança no Brasil em detrimento do etanol, cujo mercado foi fortemente impactado pela pandemia de coronavírus, a Coruripe --tradicionalmente mais voltada para o adoçante-- produziu 329,6 mil toneladas de açúcar no período, alta de 28% na comparação anual.

Segundo a empresa, os preços do açúcar obtidos no trimestre foram "bem superiores ao orçamento e aos obtidos na safra anterior", o que contribuiu para que, com um avanço nas vendas, o lucro operacional atingisse 91,2 milhões de reais no período, ante 15,7 milhões de reais previstos e 17 milhões de reais em mesma época da safra anterior.

O Brasil teve suas exportações de açúcar impulsionadas recentemente pela forte desvalorização do real frente ao dólar, o que torna mais competitivas as commodities brasileiras.

"A melhora na qualidade da matéria-prima e na eficiência industrial impactou positivamente nossa produção", disse em nota o presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto.

Para toda a safra 2020/21, Lorencatto prevê um novo recorde de moagem pela empresa, estimando que 15,05 milhões de toneladas de cana sejam processadas --alta de 2,9% frente a temporada anterior, que representa o atual recorde da Coruripe.

A companhia, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, também vê resultados financeiros ganhando robustez no segundo trimestre, "sem os impactos dos custos maiores de início de safra e (com) a fixação dos preços de comercialização em níveis favoráveis de praticamente todo o açúcar a ser produzido", de acordo com o diretor financeiro Thierry Soret.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar fecha com novas baixas e pode cair até 12 cents/lbp, segundo analista
Preços do açúcar seguem em tendência de queda e são os mais baixos dos últimos anos
Açúcar recua novamente e contratos futuros em NY se aproximam do patamar de 12 cents
Açúcar amplia perdas e fecha abaixo dos 14 cents/lbp em NY nesta 4ª feira (11)
Açúcar perde o suporte dos 14 cents em NY e renova mínimas; no Brasil, preço da saca tem maior queda real desde 2019
Açúcar fecha em baixa em NY e Londres e devolve ganhos da sessão anterior