StoneX passa a prever déficit na produção de açúcar em 2020/21

Publicado em 06/08/2020 10:32

A oferta total de açúcar no mundo na safra de 2020/21 (outubro/setembro) deve crescer 1,2% em relação a 2019/20, para 183,8 milhões de toneladas, o que não impedirá que o mercado tenha um déficit de 1,3 milhão de toneladas no ciclo, afirmou a consultoria StoneX nesta quinta-feira.

A consultoria citou em relatório a deterioração de safras em importantes players globais, o que reduziu a disponibilidade de açúcar em 1,5 milhão de toneladas ante a última projeção, divulgada no início de junho.

Já o consumo global de açúcar, seguindo tendência de 2019/20, foi elevado em pouco mais de 0,3 milhão de toneladas frente à estimativa anterior, para 185,1 milhões de toneladas, alta de 0,4% na comparação anual.

"A demanda um pouco mais firme vem em meio à normalização relativamente antecipada da procura por açúcar em alguns polos consumidores, como na China e em alguns países da Europa", disse a StoneX.

A conjunção entre esses dois fatores fez com que a projeção para o balanço de oferta e demanda de açúcar em 2020/21 se revertesse em relação ao relatório anterior, saindo de um ligeiro superávit de 0,5 milhão de toneladas para um déficit de 1,3 milhão de toneladas, pontuou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prejuízo líquido da Raízen aumenta seis vezes no 3º tri da safra 2025/26
Açúcar fecha com novas baixas e pode cair até 12 cents/lbp, segundo analista
Preços do açúcar seguem em tendência de queda e são os mais baixos dos últimos anos
Açúcar recua novamente e contratos futuros em NY se aproximam do patamar de 12 cents
Açúcar amplia perdas e fecha abaixo dos 14 cents/lbp em NY nesta 4ª feira (11)
Açúcar perde o suporte dos 14 cents em NY e renova mínimas; no Brasil, preço da saca tem maior queda real desde 2019