Coplacana ultrapassou marca de 2 bilhões em 2020

Publicado em 24/05/2021 10:05
Um ano marcado pela inovação e a simplicidade em manter o relacionamento à distância com os cooperados e clientes

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo - COPLACANA buscou alternativas para lidar com os desafios impostos pela pandemia e todas as ações foram essenciais para que fosse possível ultrapassar a marca de 2 bilhões em vendas pela primeira vez em seus mais de 70 anos de história, além de ter aumentado em dois dígitos em todas unidades de negócios.

Visando o bem-estar e a saúde de seus cooperados e colaboradores, a empresa implantou um Comitê de Contingência pelo Combate à Covid-19, com o intuito de monitorar o andamento da cooperativa durante o período de pandemia. O uso de máscaras, higienização das mãos, utilização de álcool em gel em todas as dependências, distanciamento social no ambiente de trabalho e áreas comuns, e até mesmo a adesão do teletrabalho quando possível, foram algumas das medidas adotadas.

A 1ª Convenção Digital da Coplacana aconteceu pela primeira vez totalmente online, para as 27 filiais por meio de uma transmissão no YouTube. O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, no início do evento, reforçou que as dificuldades fazem parte da história da cooperativa e agradeceu o empenho dos colaboradores em continuar as atividades. "Estamos unidos com muita coragem para atravessar esse momento. Por causa da pandemia, não foi possível realizar o nosso encontro presencial, mas estamos realizando a online. Agradeço a todos por trabalharem conosco e atenderem nossos clientes e cooperados da melhor forma possível, seguindo as recomendações necessárias para o momento. Vamos superar mais essa situação", afirmou.

No ano que passou, a equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) atuou para reforçar o seu papel dentro da agenda estratégica, em prol de transformar a empresa, seja nos aspectos Organizacionais ou Humanos. Eles foram responsáveis por refletir sobre novos treinamentos, mesclando o presencial e o online, sempre em busca de melhores resultados. O ponto central foi a criação do Clube de Negócios Coplacana, essencial para a capacitação da equipe em diversas frentes.

Em 2020, a Massey Ferguson Coplacana também brilhou, ao conquistar seu espaço entre as escolhas dos cooperados quando se trata da aquisição de maquinários. Seguindo o crescimento do setor de máquinas e equipamentos agrícolas, as lojas Massey Ferguson Coplacana superaram a expectativa de faturamento em 43,75%.

Além disso, foram inauguradas novas filiais em Catanduva (SP), Goiatuba (GO), Pirajuba (MG), com lojas Coplacana, e Avaré, com a linha Massey Coplacana, com o objetivo de melhorar o atendimento aos cooperados.

A 6ª edição da CoplaCampo foi o último evento presencial do agronegócio em 2020 em razão da Covid-19. Ele ocorreu entre os dias 10 e 13 de fevereiro e contou com a presença dos cooperados, clientes e parceiros comerciais e nesta edição foram R﹩135 milhões em negócios, superando a edição anterior.

Novidades em opções de tecnologia para manejo de solo e amostragem para cana-de-açúcar, soja, milho e trigo estavam espalhadas entre os mais de 21 hectares com 75 empresas parceiras. Boa parte dos negócios gerados foram na aquisição de defensivos, fertilizantes, foliares, máquinas, implementos e varejo.

"As feiras são os momentos em que os cooperados têm oportunidades comerciais muito relevantes e também funcionam como vitrines tecnológicas onde eles podem conhecer novos produtos, tecnologias e serviços que estão sendo lançados no mercado", explica Roberto Rossi, diretor de negócios da Coplacana.

Entre os meses de janeiro e março, ocorreu a 7ª edição do CoplaSoja, feira que apresentou aos cooperados e clientes as novidades em inovação, tecnologia, técnica e soluções para a cultura da soja. Araras, Avaré, Igarapava, Itapetininga, Santa Cruz das Palmeiras, Taquarituba foram algumas das cidades que receberam o evento em 2020.

Com 47 parceiros comerciais, a Feira Digital Coplacana, que teve como intuito ser simples e acessível, atingiu R﹩ 200 milhões em vendas. Defensivos e fertilizantes representaram R﹩ 140 milhões. Com 47 parceiros comerciais, a feira atingiu R﹩ 200 milhões. Foram mais de 13.000 acessos na plataforma e o feedback foi positivo com acessos do Brasil e do exterior. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e Patrono do Cooperativismo, foi o responsável pela abertura da semana de lives que abordaram diversos temas.

Para Rossi, a Feira Digital Coplacana obteve um impacto positivo e alcançou sucesso de vendas. "A Feira Digital Coplacana foi acessada por 13 mil pessoas de 17 países. Em uma feira presencial ou na ausência de um evento como este, certamente a Coplacana não seria vista em um raio tão amplo. Certamente isso se transforma em oportunidades para cooperativa", comemorou.

Já no mês de novembro, o Avance Hub, hub de inovação da Coplacana, foi o grande vencedor da categoria Inovação no Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano, em um evento promovido pelo Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O prêmio contou com 595 inscrições de 22 estados do país. No mesmo mês, a cooperativa criou uma loja virtual com mais de 100 itens para a casa e o campo.

Durante os 14 dias de evento, os clientes e cooperados puderam entender com mais detalhes sobre os produtos vendidos e receber dicas de uso por meio das lives no canal da cooperativa no Youtube.

Em 2020 foram revisados também os processos de formação de custos de rações da Coplacana, considerando a integração da área de grãos, que origina a matéria-prima, e a área produtiva. Este modelo de transferência de custos para as áreas competentes, chamado de transfer price, permite que a cooperativa melhore a gestão dos resultados e o retorno de investimentos de cada unidade de negócio. Em relação aos grãos, foram expandidas as bases de compradores, com foco na capitalização de melhores vendas e ganhos para a cooperativa.

Fonte: Coplacana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Usinas constroem projetos para perfeita convivência de abelhas com as lavouras de cana-de-açúcar
Depois da pressão nos preços, açúcar testa novas altas no mercado internacional
Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil