Em Ribeirão Preto, Secretário de Agricultura confere os resultados do Centro de Cana do IAC e encontra prefeito Duarte Nogueira

Publicado em 05/07/2021 10:44

Nesta sexta-feira, dia 2, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário executivo, Francisco Matturro, visitaram, em Ribeirão Preto, o Centro de Cana IAC. O prefeito da cidade, Duarte Nogueira, também esteve presente no Instituto.

O coordenador da APTA, Sérgio Tutui, o diretor-geral do IAC, Marcos Landell, o diretor do Centro de Cana IAC, Mauro Alexandre Xavier, e a diretora do DGE Apta, Renata Branco, apresentaram a unidade.

No local é desenvolvido o Programa Cana IAC que é referência nacional e exemplo para os países interessados na viabilização da canavicultura sustentável. 

Itamar Borges pode conferir os resultados de 27 anos de atuação do programa que atingiu os seguintes números:

  • 27 variedades IAC, sendo 26 para o setor sucroenergético e uma para fins forrageiros.
  • Aproximadamente 20% das variedades lançadas no Brasil na última década são IAC.
  • 30% de aumento na produtividade são obtidos com o manejo pelo critério da Matriz de Ambientes do Programa Cana IAC.
  • Aproximadamente 90% de acertos na estimativa de safra são alcançados com o Prevclimacana (estimativa de produção da cana) IAC.
  • 600 ensaios de campo são realizados pela rede de desenvolvimento de variedades do Instituto Agronômico.

Durante a visita, o secretário conheceu o Centro de Convenções da cana-de-açúcar e a Biofábrica, do laboratório de biotecnologia, coordenado pela pesquisadora Silvana Creste com trabalho dos colaboradores Alexandre Boeer e Maria Melonia.

Em seguida, conduzidos pela pesquisadora Luciana Rossini, foram apresentados os trabalhos do setor de Fitopatologia, pela pesquisadora Larissa Andrade.

Na sequência, o vice-diretor do centro, Carlos Azania, e os (as) pesquisadores (as) Luis Alves e Thais Monteiro, demonstraram as atividades do Laboratório de Análise Molecular e Fitopatologia.

Ao final, o diretor Mauro Xavier, apresentou o Núcleo de Produção de Mudas e o experimento de multiplicação de mudas.

Também estiveram no IAC os secretários municipais de Infraestrutura e da Casa Civil de Ribeirão Preto, respectivamente, Carlos Alencastri e Ricardo Aguiar, da secretária municipal de meio ambiente, Catherine D'Andrea, do superintendente da GCM, Domingos Fortuna, e do assessor parlamentar da secretaria estadual de Agricultura, Fábio Lavagetti.

Fonte: Sec. de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira