Cana: Safra 22/23 do Centro-Sul tem melhores expectativas, mas ainda carregará impactos de 2021

Publicado em 17/11/2021 11:34
Itaú BBA destaca estimativas de bons volumes de precipitação para os próximos meses para áreas de produção

A safra 2022/23 (abril-março) de cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil tem melhores expectativas de produtividade diante de um clima mais favorável ao desenvolvimento das plantações, segundo destaca a consultoria Itaú BBA. Porém, a nova temporada ainda deve carregar os impactos de 2021.

"Neste momento as estimativas de bons volumes de precipitação para os próximos meses indicam recuperação do canavial para a safra vindoura, porém ainda carregando parte dos impactos climáticos de 2021", destacou em relatório o Itaú BBA.

A moagem de cana da safra 2021/22 no Centro-Sul do Brasil está praticamente finalizada, inclusive até mais rápido do que em outros anos em decorrência dos impactos climáticos sobre os canaviais. A temporada foi marcada por seca histórica, geadas seguidas e registros de incêndios nos últimos meses.

"A região do Centro Sul do Brasil finalizará a safra de cana de açúcar tendo menos impacto nos preços internacionais no curto prazo", completa a consultoria. Com a finalização dos trabalhos no Brasil, os olhares se voltam para a safra de açúcar dos países do Hemisfério Norte.

ETANOL

No caso do etanol no Brasil, o direcionador de preços deverá seguir sendo a gasolina, com os preços externos do petróleo, além da entressafra maior neste ano.

"... Os preços do biocombustível e da gasolina C tendem a seguir altos nos próximos meses. Os últimos aumentos das cotações nas usinas e nas refinarias já chegaram aos postos de combustíveis e podem impactar na redução da demanda", disse a consultoria.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY