ANP esclarece que venda direta de etanol poderá ser feita entre cidades diferentes

Publicado em 07/01/2022 15:11
Lei foi sancionada com vetos no início desta semana pelo presidente Jair Bolsonaro

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) esclareceu através de nota que a venda direta de etanol, sancionada no início desta semana pelo presidente Jair Bolsonaro, poderá ser feita entre municípios diferentes.

"A Resolução ANP nº 855/2021 permite a comercialização de etanol hidratado entre fornecedores (produtores e importadores) e revendedores de quaisquer municípios", disse a companhia em nota solicitada pelo Notícias Agrícolas. A informação foi dada inicialmente pela ANP ao Estadão.

Fontes do setor sucroenergético haviam dito anteriormente que as transações comerciais poderiam ser feitas apenas na mesma cidade.

"Talvez tenha havido confusão com as normas para comercialização de etanol hidratado e gasolina por revenda varejista fora do estabelecimento autorizado, que é a prática que vem sendo chamada de “delivery de combustíveis", esclareceu a entidade.

O presidente chegou a vetar alguns artigos da Medida Provisória (MP) que trata sobre a venda direta, como as vendas por cooperativas.

Segundo nota emitida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o "assunto poderá ser normatizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que já disciplinou essa matéria".

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro
Preços do açúcar fecham em alta nesta 2ª feira (22) em NY e Londres
Açúcar avança em NY e exportações brasileiras ganham ritmo em dezembro
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)