Núcleo Jovem Coplacana propõe novos aprendizados no Agronegócio

Publicado em 24/01/2022 08:59
No seu primeiro ano de atividade, o projeto propôs entender as necessidades da nova geração e fornecer conteúdo em diversos formatos

O Núcleo Jovem Coplacana (NJC) é um espaço destinado aos jovens de 16 a 35 anos que, principalmente, tenham interesse pelo agronegócio, diversidade cultural e sejam pertencentes às famílias cooperadas à Coplacana estabelecidas nos cinco estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo a Maíra Stabelini, analista de marketing da Coplacana, em 2021 o projeto enfrentou o desafio de lançar um programa de relacionamento e capacitação dos jovens em um ambiente ainda pandêmico, tendo em vista a questão do distanciamento social. “Seguimos resilientes com as atividades de forma online e contando muito com o engajamento e sensibilização dos jovens que estávamos recrutando”, ressalta Maíra.

Por ainda sofrer com os avanços da COVID-19, os encontros aconteceram no formato híbrido, mesclando online e presencial. As atividades focaram em ampliar o conhecimento dos membros e trocar experiências sobre o setor do agronegócio por meio de aulas, workshops, mesas redondas, debates e encontros presenciais. Além da participação no congresso Youth Agribusiness Movement International 2021 (YAMI).

Com temáticas sobre sucessão familiar, estratégias técnicas do agronegócio, marketing digital, soja, cana-de-açúcar, tecnologia, pecuária e inovação no setor. Contaram com participantes como Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana, Marcos Farhat, diretor administrativo da Coplacana, Ricardo Berni, diretor de negócios agrícolas da Raízen, e Saile Farias e Cesinha Farias, irmãos influenciadores do perfil do Instagram @jovensdoagro.

A festa junina à caráter, que aconteceu também no formato online, trouxe muitos sorrisos e muitas fotos dos jovens participantes.

O Núcleo Jovem Coplacana, teve um primeiro ano de atividades que foram executadas no modelo híbrido e algumas ações presenciais como o plantio de mudas, resultando em trocas efetivas de conhecimento sobre práticas de sustentabilidade no agronegócio, trazendo novas possibilidades técnicas e networking aos integrantes.

Mariane Natera, analista de inovação do Avance Hub, entendeu que a partir das primeiras conversas com os jovens que existia uma urgência para aumentar a rede de contatos. “São pessoas com objetivos de vida e desafios parecidos, que têm a oportunidade de trocar experiências através do nosso Núcleo Jovem Coplacana”, comentou.

Os ganhos relatados pelos jovens surpreenderam os organizadores do projeto, tendo como destaque a possibilidade de networking. “Recebemos diversos relatos de como as nossas atividades proporcionaram visibilidade e oportunidades para nossos membros, seja no ambiente corporativo, na propriedade, em grupos de pesquisa ou na interação com profissionais referência no mercado”, reforça Maíra.

A confraternização de fim de ano aconteceu em dezembro na sede da cooperativa em Piracicaba, reunindo boa parte dos integrantes e contando também com a cerimônia de posse da coordenação do Núcleo Jovem Coplacana 2022.

As promessas para o Núcleo Jovem Coplacana para o ano de 2022 são de expansão das relações e possibilidades de novos aprendizados aos jovens, alinhando a tecnologia e o agronegócio.

O Núcleo Jovem Coplacana tem conteúdos digitais. Confira as redes sociais: SiteInstagram e Facebook. 

Fonte: Coplacana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira