Moagem de cana 22/23 no Centro-Sul pode superar 560 mi de t, prevê JOB

Publicado em 10/02/2022 12:21 e atualizado em 11/02/2022 09:47
Com recente queda nos preços de açúcar e etanol, as usinas ainda têm muitas dúvidas sobre o mix na nova temporada

A moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil na safra 2022/23 pode atingir até 561,8 milhões de toneladas, segundo estimativas da JOB Economia e Planejamento, que projeta um salto entre 5% a 6% ante as 530 milhões de t do ciclo anterior.

Na temporada 2021/22, que termina em março deste ano, a produção de açúcar deve fiar em 32,5 milhões de t, além de uma safra de cana entre 24 a 25 bilhões de litros. A consultoria não descarta novas revisões nos números da nova temporada.

"As previsões para a nova safra têm sido modificadas pelas usinas para mais, em função das chuvas que estão ocorrendo próximas da média histórica. Uma boa previsão para o tamanho da safra será feita no final das chuvas de verão no Centro-Sul, ou seja, março/22", aponta a JOB.

FIXAÇÕES NA NOVA TEMPORADA

Acompanhando a recente queda nos preços de açúcar e etanol, as usinas ainda têm muitas dúvidas sobre o mix na nova temporada.

"As usinas estão esperando uma recuperação de preços do açúcar no mercado de futuros de NY. Cabe lembrar que o preço de açúcar neste mercado alcançou um teto de 20,90 c/lb em Agosto/21 e de lá para cá mostra tendência de baixa. Atualmente o preço ronda 18 c/lb", destaca a consultoria.

A JOB ainda aponta como fator para inibição das fixações ante a temporada anterior a incerteza sobre o tamanho da nova safra e o volume de açúcar que poderá ser produzido, além das incertezas globais.

"Este elevado grau de incertezas por que passa o mundo neste momento é um estímulo para fixação de preços. Isto garante os bons preços atuais, em R$/t de açúcar, que as usinas podem ter neste momento. Esperar que os preços do açúcar se recuperem é uma aposta possível, mas incerta", afirma a JOB.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP
Ucrânia procura compradores de açúcar, já que cota da UE está quase esgotada