Raízen eleva previsão de resultado para Renováveis em 21/22; reduz para açúcar

Publicado em 15/02/2022 10:54

SÃO PAULO (Reuters) - A Raízen (SA:RAIZ4), maior produtora global de açúcar e etanol de cana, elevou a previsão da geração de caixa operacional medida pelo Ebitda ajustado para a unidade de Renováveis na temporada 2021/22 (abril/março) para até 5 bilhões de reais, ante uma expectativa máxima de 4,4 bilhões de reais na projeção anterior.

Segundo comunicado divulgado na noite de segunda-feira, o aumento da expectativa reflete principalmente a movimentação dos preços de etanol e energia, "contribuindo para maximizar a margem das operações de comercialização, bem como dos produtos próprios".

A divisão de Renováveis foi importante para o lucro líquido ajustado do terceiro trimestre fiscal da Raízen, que atingiu 1,22 bilhão de reais, versus 384 milhões de reais no período anterior.

O Ebitda de Renováveis subiu 30% no trimestre, para 1,4 bilhão de reais, com "avanço nas receitas e maximização de ganhos com comercialização".

Na divisão de Açúcar, a companhia reduziu a expectativa do indicador de Ebitda ajustado para até 2,1 bilhões de reais no ciclo 2021/22, versus uma máximo da 2,6 bilhões de reais na previsão anterior.

"A redução da expectativa para o resultado da safra reflete o menor volume produzido em razão da quebra da safra, efeito de menor diluição dos custos fixos agroindustriais, inflação em materiais diversos e insumos agrícolas e alta do Consecana", disse.

Adicionalmente, parte do estoque de açúcar produzido nesta safra poderá ser comercializado na próxima safra, "com o intuito de maximizar o retorno da operação e a rentabilidade".

Dessa forma, o Ebitda ajustado de Açúcar caiu 37% para 727 milhões de reais no terceiro trimestre fiscal.

A Raízen, que também atua na comercialização de combustíveis, elevou a previsão de geração de caixa da divisão de Marketing & Serviços para até 4,1 bilhão de reais em 2021/22, ante um máximo de 4 bilhões de reais no guidance prévio.

A divisão que inclui a comercialização de combustíveis da empresa, uma das maiores do setor no Brasil, registrou Ebitda ajustado de 1,24 bilhão de reais, alta de cerca de 35% na comparação anual.

A unidade distribuidora teve expansão nas vendas de 7%, com destaque para o diesel (+12%), "dada a crescente demanda nos setores agrícola e de transportes".

O Ebitda total da Raízen atingiu 3,36 bilhões de reais, com avanço de 5,6%,

A companhia, por outro lado, manteve e a expectativa de moagem de cana na temporada 2021/22 entre 76 milhões e 77 milhões de toneladas.

A empresa ainda citou que, apesar do período da moagem ter se encerrado no trimestre, "o início da próxima safra poderá ser antecipado resultando em um volume marginal a ser processado em março de 2022".

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar: Em dia de dados da Unica mercado encerra apenas com ajustes técnicos
Moagem de cana-de-açúcar atinge 44,75 milhões de toneladas na primeira quinzena de maio
Açúcar: Monitorando Brasil e Índia, mercado tem apenas variações técnicas nesta 6ª feira
Com chegada das chuvas na Índia, mercado do açúcar encerra com baixas nesta 5ª feira em NY
Mercado do açúcar opera na sessão desta 5ª feira com leves baixas na Bolsa de Nova York