FS é a primeira produtora exclusivamente de etanol de milho associada à UNICA

Publicado em 25/02/2022 11:51

A FS, maior produtora de etanol de milho do Brasil e pioneira neste segmento, é a nova associada da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Com duas usinas em atividade em Mato Grosso (MT), uma em Lucas do Rio Verde e outra na cidade de Sorriso, e projetos de mais quatro unidades até 2026, a FS deve produzir mais de 4 bilhões de litros de etanol por ano, após a finalização do plano de expansão. 

“Sustentabilidade, inovação, eficiência e compromisso com uma matriz energética limpa e renovável são valores que compartilhamos com a UNICA. Por isso, estamos muito felizes em unir forças com parceiros que, assim como nós, enxergam na bioenergia um futuro sustentável para nosso país. Agradecemos aos associados e os executivos da entidade por acreditarem nessa importante complementação”, afirma o presidente da FS, Rafael Abud.

De acordo com o presidente da UNICA, Evandro Gussi, a chegada da FS reforça a posição do etanol como uma solução de baixo carbono para mobilidade do presente e do futuro. “Produzimos energia do Brasil para o mundo e é bom saber que podemos contar com empresas que, assim como nós, têm em seu DNA a sustentabilidade”. 

Ao longo das últimas décadas, o setor de biocombustíveis revolucionou sua forma de produzir, adotando práticas que tornaram os produtos referências mundiais de sustentabilidade. Atualmente, 90% do etanol comercializado no país está certificado pelo RenovaBio, maior programa de descarbonização do setor de transportes do mundo, que garante a rastreabilidade, efetividade da redução de emissões e a nulidade do desmatamento.

Em 2020, a FS foi a primeira usina de etanol de milho a obter certificação para fazer parte do RenovaBio e emitir créditos de descarbonização (CBIOs) e, em 2021, assumiu seis compromissos de longo prazo com a sociedade (Compromisso de Sustentabilidade FS 2030). Esses compromissos têm metas correlacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas e estão alinhados com o Acordo de Paris.

A empresa também está entre as principais no ranking da Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) de etanol no RenovaBio. A FS foi certificada com a divulgação de dados primários, que incluem a rastreabilidade das emissões agrícolas dos fornecedores de grãos e atualmente é vinculada ao Climate Bonds Initiative.

Fonte: UNICA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar reage nas bolsas após projeção de déficit global saltar para 6,3 milhões de toneladas
Conferência Internacional DATAGRO reúne líderes do setor para debater futuro do açúcar, etanol e biocombustíveis
Brasil pode responder por 73% das exportações globais de açúcar bruto e ampliar protagonismo em 2027
Com expectativa de mix mais alcooleiro, moagem da safra de cana 2026-2027 do Norte-Nordeste atinge 16,7% do previsto
Déficit no mercado global de açúcar deve crescer acentuadamente, diz analista
Açúcar/Cepea: Menor oferta e alta externa impulsionam preços do cristal