Com presidentes de Comissões da Câmara Federal, Feplana tem apoio do relator do PL do CBios para cana

Publicado em 04/05/2022 11:05

Nesta terça-feira (3), o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Leal participou da atividade da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) onde reuniu cinco novos presidentes de Comissões Permanentes da Câmara Federal, por onde passam várias pautas de interesse do setor. Dentre elas, o PL 3149/2020 que tramita na Comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Giacobo (PL-PR), tendo como relator o deputado José Mário (MDB/GO), ambos presentes na reunião onde marcou a aproximação de todos os presidentes dessas comissões com as pautas do agronegócio do Brasil. 

O PL do CBios busca modernizar a Lei do RenovaBio de modo a garantir também para o produtor de cana e de outras biomassas que fabricam  biocombustíveis o direito a receber o Crédito de Descarbonização (CBios) proprocional à quantia fornecida às usinas. Apesar de propostas de mudanças enviadas ao texto original, o relator da PL disse ao presidente da Feplana que é fundamental mantê-lo sem alterações porque permitirá uma tramitação mais fácil tanto na Comissão da Agricultura, como nas demais posteriores. Leal concorda com posição do deputado.

A Feplana também dialogou com os presidentes das outras Comissões (Meio Ambiente, Constituição e Justiça, Seguridade Social e Família e Educação) presentes na reunião comandada pelo presidente da FPA, o deputado Sérgio Souza (MDB/PR). O parlamentar realçou a necessidade de aproximação das Comissões permanentes como forma de destravar a pauta de propostas do legislativo para o setor agro. Sua posição teve consonância por todos os deputados que estavam no local.

"Os presidentes das comissões disseram inclusive que vão se empenhar para aprovações dos Projetos de Leis (PL) e propostas para o setor agropecuário", diz Leal. O líder da Feplana, entidade que reúne 60 mil canavieiros no Brasil, classifica como muito importante o encontro, já que nestas comissões residem os projetos de grande importância para destravar a pauta de necessidades da agricultura, mostrando o real valor do setor agropecuário para a sociedade e para a economia brasileira.

Fonte: Feplana

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Timbro projeta exportar 40% mais açúcar em 2024 e inicia negócios com etanol
Raízen registra moagem recorde de cana em 23/24, com alta de 15%
Demanda de açúcar da Índia aumenta com onda de calor e temporada de eleições
Mercado do açúcar se aproxima de 20 centavos por libra peso em Nova Iorque
Etanol/Cepea: Hidratado sobe pela 5ª semana, mas entrada da safra 24/25 pode pressionar